
A ação da Polônia está alinhada com uma tendência observada em outros países da União Europeia.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
A Polônia anunciou nesta terça-feira (1) que vai impor controles em suas fronteiras com a Alemanha e a Lituânia para combater a imigração irregular, a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de julho.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, comentou com repórteres sobre a medida na fronteira com a Alemanha. “Consideramos o restabelecimento temporário dos controles na fronteira entre a Polônia e a Alemanha necessário para limitar e minimizar o fluxo descontrolado de imigrantes que vão e vêm”, afirmou.
Tusk ainda declarou que fiscalizações semelhantes serão implementadas na fronteira com a Lituânia, em uma decisão que surge no contexto de uma crescente tensão política interna sobre a questão migratória. A ação da Polônia está alinhada com uma tendência observada em outros países da União Europeia.
Atualmente o debate sobre migração está se intensificando na Polônia. Partidos da oposição nacionalista acusam o governo de ser permissivo com imigrantes irregulares que são devolvidos pela Alemanha.
Mesmo com o primeiro-ministro rejeitando a acusação, sublinhando que os números são limitados, a pressão da extrema-direita tem crescido, ao ponto de grupos radicais estarem organizando patrulhas informais na fronteira com ocidental.
Alemanha mantém controles temporários de fronteiras
A Alemanha tem mantido controles temporários nas suas fronteiras, preservando o espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas dentro da União Europeia, mas mirando criminosos que traficam imigrantes.
O chanceler alemão, Friedrich Merz, disse que o país quer cooperar com a Polônia no combate à imigração ilegal. “Sabemos que o governo polaco também quer impor controles fronteiriços com a Lituânia para limitar as passagens ilegais vindas daquele país. Temos aqui um problema comum que queremos resolver em conjunto”, declarou hoje.
LEIA TAMBÉM:
Microsoft afirma que nova IA supera médicos no diagnóstico de casos complexos
LeBron James renova com os Lakers por mais uma temporada e foca em título
Faça um comentário