
Macron se comprometeu com a pauta no momento em que o Reino Unido cobra medidas mais rigorosas das autoridades da França nas praias ao longo da costa do canal.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Durante discurso no Parlamento britânico nesta terça-feira (8), o presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu implementar medidas para combater a imigração ilegal através do Canal da Mancha.
No discurso dirigido a integrantes do Parlamento, incluindo deputados e lordes, Macron afirmou que o tema da imigração irregular afeta diretamente a França, assim como o Reino Unido. Ele destacou que milhares de pessoas tentam atravessar a rota anualmente, em condições perigosas.
O mandatório da França destacou a necessidade de combate à exploração de imigrantes por criminosos. “Em um mundo instável, a esperança por uma vida melhor em outro lugar é legítima. Mas não podemos permitir que as regras de acolhimento de nossos países sejam desrespeitadas e que redes criminosas explorem cinicamente as esperanças de tantos indivíduos com tão pouco respeito pela vida humana”, afirmou.
Ele se comprometeu com a pauta no momento em que o Reino Unido cobra medidas mais rigorosas das autoridades da França nas praias ao longo da costa do canal. O governo britânico quer fechar um acordo de “um entra, um sai”, que permitiria devolver ao continente europeu os imigrantes que chegam em pequenas embarcações.
Como contrapartida, o Reino Unido aceitaria receber solicitantes de asilo que estão no continente e possuem algum vínculo com o território britânico. Essa cooperação visa criar um sistema de reciprocidade entre o país e a França, com objetivo de gerenciar os fluxos migratórios no Canal da Mancha.
O presidente francês enfatizou que o seu país e o Reino Unido entregarão resultados juntos, destacando que essa é uma questão para ambos os países resolverem. Macron expandiu as responsabilidades para os países de onde os imigrantes saem, pedindo que o problema seja abordado de uma maneira mais ampla.
Os imigrantes ilegais costumam atravessar o canal para o Reino Unido principalmente a partir das praias ao norte da França. Eles utilizam pequenas embarcações para alcançar a costa britânica. A rota tem sido alvo de preocupações constantes para os governos francês e britânico.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio causado por bateria obriga avião da Delta a pouso de emergência na Flórida
Enchentes no Texas já somam 111 mortos; buscas continuam por mais de 160 desaparecidos
Europa Ocidental enfrenta junho mais quente da história, com termômetros ultrapassando os 46 °C
Faça um comentário