
A presidente do México reclamou das condições de tratamento dos mexicanos presos no centro de detenção.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Nesta quarta-feira (30), a presidente do México, Cláudia Sheinbaum, exigiu a repatriação de 30 mexicanos presos no centro de detenção de imigrantes da Flórida, EUA, conhecido como “Alcatraz dos Jacarés”. A unidade prisional fica localizada em um pântano desabitada.
“Muitos cidadãos não têm motivo para entrar nesses centros de detenção. Dentro da estrutura das próprias leis dos EUA, o que buscamos é que eles retornem ao nosso país imediatamente e não sejam detidos dessa maneira”, reclamou a presidente em nota enviada ao governo dos Estados Unidos.
Com uma área de 160 metros quadrados, o centro de detenção que fica a 64 quilômetros de Miami vem sendo criticado por ativistas dos direitos humanos. Entre os problemas, eles denunciam falta de cuidados médicos, esgoto entupido e celas superlotadas.
Já o governo dos EUA argumenta que o novo centro de detenção requer menos segurança para a prisão de imigrantes criminosos, por conta do seu entorno inóspito, com muitos crocodilos e cobras. Nessas condições, as tentativas de fuga são mais difíceis.
No início desta semana o cônsul mexicano em Miami, Rutilio Escandón, visitou o centro de detenção e criticou a situação do local. “Eles têm permissão para tomar banho apenas a cada três dias. Às vezes, o ar condicionado é muito frio. Às vezes chega a 15 graus. Mas também é muito quente e há muitos mosquitos”, denunciou, motivando a decisão da presidente de pedir a repatriação dos mexicanos.
A presidente do México tem feito críticas às operações migratórias dos Estados Unidos na região de fronteira com o país. “O tratamento dado aos nossos cidadãos, especialmente com essas batidas policiais, é profundamente doloroso. Estaremos sempre ao lado deles para apoiá-los”, disse Sheinbaum.
LEIA TAMBÉM:
Ver alguém doente pode ativar defesa imunológica do corpo, revela estudo com realidade virtual
Saúde pública protegida: Anvisa mantém proibição do agrotóxico carbendazim no Brasil
Alexandre de Moraes faz gesto obsceno em jogo do Corinthians no dia em que é sancionado pelos EUA
Faça um comentário