Subsecretário dos EUA dispara: “Moraes é o coração da perseguição” e avisa — “Estamos atentos e tomando medidas

Darren Beattie e Marco Rubio endurecem tom e apontam censura e violações que ultrapassariam fronteiras do Brasil.

Por Gilvania Alves|GNEWSUSA

O embate envolvendo o Supremo Tribunal Federal brasileiro ganhou repercussão internacional com uma declaração contundente de Darren Beattie, subsecretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Para ele, Alexandre de Moraes estaria no centro de uma estrutura que persegue politicamente Jair Bolsonaro.

Beattie deixou claro o posicionamento norte-americano em publicação feita na última quinta-feira (24). “O Juiz Moraes é o coração pulsante do complexo de perseguição e censura contra Jair Bolsonaro, que por sua vez cerceou a liberdade de expressão nos Estados Unidos. Graças à liderança do Presidente Trump e do Secretário Rubio, estamos atentos e tomando medidas.”

A reação partiu depois de Marco Rubio, responsável pelo comando do Departamento de Estado, ter oficializado o cancelamento de vistos ligados a Moraes, a ministros aliados e até parentes. Para justificar a decisão, Rubio argumentou: “A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato.”

O incômodo já havia sido exposto publicamente no mês passado, quando Beattie divulgou mensagem que reforça a insatisfação do presidente Donald Trump em relação aos desdobramentos políticos no Brasil. “O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas à Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano. Tais ataques são uma vergonha e estão muito aquém da dignidade das tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estaremos observando atentamente.”

Para setores conservadores nos EUA, as ações atribuídas a Moraes ultrapassam a esfera nacional e colocam em xeque princípios democráticos que envolvem inclusive interesses americanos. Em resposta, cresce a pressão por restrições diplomáticas, numa sinalização de que a crise pode ter novos desdobramentos.

Leia mais 

Trump quer proteger cidades e famílias: nova ordem executiva visa internar moradores de rua com distúrbios mentais

Lula diz que Trump não quer conversar e provoca: “Sou bom de truco, se ele trucar, vai tomar um 6” — enquanto Brasil corre risco de prejuízo

Brasil: PF desmonta laboratório clandestino de ouro em área rural de Roraima

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*