Tempestade vira barco turístico na Baía de Ha Long e deixa ao menos 27 mortos no Vietnã

Foto: Reprodução.
Entre as vítimas, há crianças; embarcação levava 53 pessoas quando foi atingida por tufão Wipha.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Pelo menos 27 pessoas morreram e dezenas seguem desaparecidas após um barco turístico virar durante uma tempestade na Baía de Ha Long, no norte do Vietnã, neste sábado (19). O acidente ocorreu no início da tarde, por volta das 14h no horário local (2h no horário de Brasília), quando o tufão Wipha se aproximava da região.

A embarcação transportava 53 pessoas, 48 passageiros e cinco tripulantes. Segundo autoridades locais, até o momento, 11 sobreviventes foram resgatados, enquanto os corpos de 27 vítimas foram encontrados, entre eles oito crianças. As buscas continuam em meio a condições meteorológicas adversas.

O barco fazia um passeio pela Baía de Ha Long, um dos destinos turísticos mais famosos do país, reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco. Localizada a cerca de 200 km da capital, Hanói, a baía é conhecida por suas águas esverdeadas e ilhas de calcário cobertas por floresta tropical. Todos os anos, atrai milhões de turistas.

Equipes de resgate foram mobilizadas imediatamente e trabalham intensamente na área, apesar das fortes chuvas, ventos intensos e risco de raios. Imagens do local mostram o barco parcialmente submerso, com pessoas usando coletes salva-vidas e embarcações de resgate atuando sob céu encoberto.

A tempestade Wipha é o terceiro tufão a atingir o Vietnã em 2025 e deve alcançar o litoral norte do país no início da próxima semana. O fenômeno já causou transtornos em transportes aéreos: o aeroporto internacional de Noi Bai, em Hanói, precisou desviar nove voos e suspender temporariamente outros três neste sábado.

Esse não é o primeiro desastre do tipo na região. Em 2024, 30 embarcações naufragaram na província costeira de Quang Ninh, onde fica a baía, após a passagem do tufão Yagi.

Leia também:

Brasil: homem é preso no Aeroporto do Galeão com mais de R$ 800 mil em dinheiro vivo

Filha de Barroso, presidente do STF, tem visto cancelado nos EUA e pode ser deportada

Dados de 79 milhões de usuários do serviço de saúde pública dos EUA serão usados no combate à imigração ilegal

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*