
Presidente dos EUA pressiona e conquista abertura total do mercado vietnamita, evitando tarifa pesada de 46%.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
Com habilidade política e pressão econômica, o presidente dos EUA Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (2), um acordo comercial que muda a relação dos Estados Unidos com o Vietnã. A negociação foi concluída a menos de uma semana do prazo final, que determinaria uma tarifa de 46% para produtos vietnamitas.
“É uma grande honra anunciar que acabo de fechar um acordo comercial com a República Socialista do Vietnã, após conversar com To Lam, o respeitado Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietnã. Será um grande acordo de cooperação entre nossos dois países”, afirmou Trump, celebrando o resultado.
Sem abrir mão de sua postura firme, Trump havia listado o Vietnã entre 117 países que sofreriam tarifas adicionais como forma de proteger empregos e indústrias americanas. A resposta do governo vietnamita foi negociar para evitar prejuízos, cedendo a exigências dos EUA.
Pelos novos termos, o Vietnã pagará uma tarifa de 20% sobre tudo o que exportar para os Estados Unidos, podendo chegar a 40% em determinados casos. Em troca, os produtos americanos terão acesso total ao mercado vietnamita, livre de impostos.
“Em outras palavras, eles abrirão seu mercado para os Estados Unidos, o que significa que poderemos vender nossos produtos para o Vietnã com tarifa zero”, destacou Trump, sublinhando o benefício direto para a economia norte-americana.
Além de tarifas, Trump também aproveitou para exaltar as oportunidades para a indústria automotiva americana. “O SUV, ou, como às vezes é chamado, o Veículo de Motor Grande, que tem um desempenho tão bom nos Estados Unidos, será uma adição maravilhosa às diversas linhas de produtos no Vietnã. Lidar com o Secretário-Geral To Lam, o que fiz pessoalmente, foi um prazer absoluto”, completou.
Leia mais
Trump anuncia acordo de 60 dias de trégua com aval de Israel em Gaza
ICE Buffalo remove imigrante ilegal condenado por conduta sexual contra uma criança
Shai Gilgeous-Alexander renova com o Thunder e assina o contrato mais valioso da história da NBA
Faça um comentário