Brasil: PF desmantela quadrilha que desviou quase R$ 1 milhão em fraudes na Caixa Econômica

Investigação da PF revela esquema sofisticado de fraude bancária com envolvimento de grupos organizados no AM e PB. 

Por Ana Raquel |GNEWSUSA 

Manaus/AM – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (7/8), a Operação Expurgatio, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em estelionatos bancários contra a Caixa Econômica Federal (CEF). O grupo fraudava empréstimos utilizando documentos falsificados em nome de terceiros, entre eles servidores públicos.

A ofensiva policial resultou no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e quatro medidas cautelares, em Manaus (AM) e João Pessoa (PB).

As investigações apontam que os criminosos atuavam de forma estruturada desde 2016, com presença constante em agências da CEF, especialmente no estado do Amazonas. A quadrilha criava contas e solicitava empréstimos fraudulentos, utilizando dados e documentos falsos de vítimas inocentes. Após a liberação dos valores, os recursos eram desviados por meio de transferências financeiras a empresas e indivíduos ligados ao esquema.

Dois núcleos distintos foram identificados. O primeiro núcleo, com forte atuação em todo o Amazonas, era responsável por coordenar as ações dos criminosos, indicar os perfis das vítimas e viabilizar as fraudes em agências mais afastadas. Os valores dos empréstimos eram direcionados a uma pessoa jurídica, controlada por um dos envolvidos, que ficava encarregada de repassar os montantes ao fraudador com um desconto de 10%, como “comissão” pela fraude.

Já o segundo núcleo, embora também presente no Amazonas, transferia os recursos ilícitos para uma pessoa física na Paraíba. Muitos dos envolvidos nesse braço do esquema tinham vínculos de convivência ou residiam na mesma região, o que sugere uma associação direta entre os participantes.

Mesmo com histórico criminal, diversos investigados já haviam sido presos anteriormente pela Justiça Federal e Estadual, mas voltaram a cometer os mesmos crimes. O montante total fraudado ultrapassa R$ 941 mil, o que evidencia o impacto financeiro da atuação da organização criminosa.

Leia mais

Ex-secretário de Trump denuncia interferência da CIA nas eleições brasileiras de 2022

Raphinha e Vini Jr. são indicados à Bola de Ouro 2025 e Brasil se destaca na premiação mundial

Chinês sob custódia do ICE morre em Centro de Processamento na Pensilvânia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*