Investigações apontam que empresas e oficinas estariam auxiliando logística de mineração clandestina em áreas próximas a terras indígenas.
Por Ana Raquel |GNEWSUSA
A Polícia Federal, em ação conjunta com o Exército Brasileiro, deflagrou nesta sexta-feira (15/8) uma operação para combater a mineração ilegal de ouro em Pontes e Lacerda e Conquista d’Oeste, regiões próximas à Terra Indígena Sararé. O objetivo da ação é desarticular toda a estrutura logística utilizada por garimpeiros clandestinos na região.
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais, expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres/MT. Segundo a investigação, oficinas mecânicas estavam sendo usadas para armazenar e manter escavadeiras, tratores e outros equipamentos essenciais para a operação ilegal de garimpos.
O início das apurações teve como base informações da Polícia Rodoviária Federal, que identificou a possível participação de empresários na manutenção dos maquinários utilizados no garimpo clandestino. A operação visa, portanto, não apenas apreender equipamentos, mas também identificar os responsáveis pelo financiamento e pela logística das atividades ilegais.
Além disso, a Polícia Federal informou que todo o material apreendido será minuciosamente analisado para aprofundar a investigação e rastrear a cadeia de apoio à extração ilegal de ouro. Os investigados poderão ser responsabilizados por crimes ambientais e exploração irregular de bens da União, de acordo com a legislação vigente.
Especialistas alertam que esse tipo de operação é essencial para proteger o meio ambiente e as terras indígenas, uma vez que a mineração clandestina causa impactos significativos na fauna, flora e na qualidade de rios da região.
Leia mais
Brasil: Polícia Federal desmonta rede de “laranjas” usada em fraudes bancárias eletrônicas
STF terá novo presidente: Edson Fachin assume comando da Corte

Faça um comentário