
O imigrante chinês Chaofeng Ge, 32 anos, estava no Centro de Processamento de Moshannon Valley quando foi encontrado inconsciente.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O cidadão chinês Chaofeng Ge, de 32 anos, que estava sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) foi declarado morto nessa terça-feira (5), por volta das 6h03, pelo legista do Condado de Clearfield. A causa da morte está sendo investigada.
Detido no Centro de Processamento de Moshannon Valley (MVPC, na sigla em inglês), em Philipsburg, na Pensilvânia, Ge estava sob custódia do ICE há cinco dias e aguardava uma audiência perante o Gabinete Executivo de Revisão de Imigração do Departamento de Justiça.
A equipe do centro encontrou o imigrante inconsciente e iniciou rapidamente um procedimento de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), além de entrar em contato com os Serviços Médicos de Emergência de Phillipsburg, a Polícia Estadual da Pensilvânia e o legista.
Prisão
O Departamento de Polícia de Lower Paxton Township prendeu o imigrante chinês no dia 23 de janeiro, por uso criminoso de um meio de comunicação, uso ilegal de computador e fraude de dispositivo de acesso. Uma ordem de detenção de imigração foi emitida contra ele no dia 24 de janeiro, pela subdivisão de Operações de Remoção e Fiscalização do ICE Filadélfia em York.
Em 31 de julho, Ge se declarou culpado por acessar um dispositivo fornecido a outra pessoa que não autorizou o uso e de conspiração para cometer o crime. Ele foi condenado a uma pena de seis a 12 meses por cada acusação e liberado para o ICE. Agentes do ICE o levaram sob custódia e o encaminharam para processamento no escritório da agência em York, de onde foi transferido para o MVPC.
Notificações
Seguindo a política do ICE, o ERO notificou a morte do imigrante ao Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), ao Gabinete do Inspetor-Geral e ao Gabinete de Responsabilidade Profissional do ICE, através do Centro de Coordenação de Integridade. A Embaixada da China nos Estados Unidos também foi informada.
A política da agência determina que sejam emitidas notificações oficiais ao Congresso, às partes interessadas de organizações não governamentais e à mídia após um relato oficial de morte de um estrangeiro ilegal detido. Além disso, o ICE publica um comunicado à imprensa, com detalhes relevantes, em seu site público, em até dois dias úteis.
LEIA TAMBÉM:
Corinthians domina, derrota o Palmeiras no Allianz e avança para a próxima fase da Copa do Brasil
Microplásticos no corpo humano: o que a ciência já sabe sobre os riscos à saúde
Brasil: SCMED anuncia inativação de medicamentos sem vendas nos últimos cinco semestres
Faça um comentário