Coutinho brilha, Neymar chora e o Vasco faz história com goleada de 6 a 0 sobre o Santos

Foto: Reprodução.
Em uma tarde de total domínio, o Vasco humilha o Santos e coloca Neymar em lágrimas; Coutinho se destaca com dois gols e se torna protagonista da vitória histórica no Brasileirão.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A tarde do último domingo (17) no Morumbi ficará marcada na história do Campeonato Brasileiro. O Vasco protagonizou uma goleada histórica de 6 a 0 sobre o Santos, infligindo ao time paulista uma derrota humilhante que escancarou a crise dentro e fora de campo. O brilho de Philippe Coutinho, autor de dois gols e peças-chave em assistências, ofuscou a atuação de Neymar, que, em lágrimas, desabafou sobre a vergonha da performance do Santos.

O jogo foi uma verdadeira aula de futebol coletivo do time de Fernando Diniz, que, com sua filosofia de jogo, deu um show de passes rápidos, movimentação inteligente e pressão constante. Desde os primeiros minutos, ficou claro que o Vasco estava em total controle da partida.

O time carioca abriu o placar logo aos 7 minutos com Lucas Piton, que, após cruzamento de Nuno Pereira, se antecipou à zaga do Santos e cabeceou firme para o gol. O lance, que gerou algumas discussões sobre a posição de Piton, foi o estopim para uma virada de expectativas no jogo.

O Santos, que começou com uma leve superioridade em posse de bola, rapidamente perdeu o controle da partida. Embora tenha tido um pênalti anulado por impedimento, o time não conseguiu se encontrar no campo e parecia impotente diante da força do adversário.

A maior estrela do Peixe, Neymar, mais uma vez não conseguiu carregar o time nas costas, apresentando uma performance abaixo da crítica e se vendo sobrecarregado em todos os momentos decisivos.

Na segunda etapa, o que se viu foi um passeio do Vasco. O Santos teve duas grandes chances para reduzir a desvantagem, com Guilherme e Barreal, mas, em ambas as oportunidades, o time paulista foi incapaz de concretizar. Como diz o ditado, “quem não faz, leva”, e o Vasco mostrou sua eficácia ao ampliar a vantagem com um golaço de David, assistido por Lucas Piton, aos 15 minutos. Pouco depois, o Santos viu sua defesa se desmoronar ainda mais, quando Coutinho aproveitou uma falha de saída de bola de Luan Peres para marcar o segundo dele na partida e deixar o placar ainda mais elástico.

O VAR entrou em cena aos 20 minutos, quando foi marcado um pênalti para o Vasco após revisão, e Rayan não desperdiçou a oportunidade, colocando o placar em 4 a 0. O espetáculo do time de Diniz não parou por aí. Tchê Tchê também se destacou com um golaço em jogada coletiva, tocando de cobertura sobre o goleiro Brazão, consolidando a goleada e colocando a torcida do Santos em protesto. Aos 30 minutos, o Morumbi foi palco de um momento incomum: a torcida do Santos virou as costas para o campo, em total demonstração de frustração com o desempenho de sua equipe.

Enquanto o Vasco cantava vitória e os torcedores vascaínos soltavam um “Olé”, Neymar caminhava cabisbaixo pelo gramado, claramente abalado. Em lágrimas, o craque se isolou dos companheiros e foi consolado pelo técnico do Vasco, Fernando Diniz. Ao final do jogo, ele foi à zona mista e, em um desabafo, disse que a derrota foi uma “vergonha”.

“Foi uma …, uma vergonha. Fazer esse tipo de jogo com a camisa do Santos é uma vergonha. Todo mundo tem que colocar a cabeça no travesseiro e pensar no que quer fazer”, afirmou, mostrando frustração com a atuação do time, e se distanciando da ideia de que sua presença seria a salvação para o clube.

Por outro lado, o Vasco, que já vinha em uma crescente no Campeonato Brasileiro, teve em Coutinho o seu maior destaque. O meia, que vinha sendo criticado em momentos passados pela falta de consistência, finalmente se encontrou em campo, mostrando sua classe e ajudando a selar uma das vitórias mais impactantes da temporada.

Com a derrota, o Santos ficou estacionado com 21 pontos e vê sua distância da zona de rebaixamento diminuir. A demissão de Cléber Xavier foi anunciada ainda no vestiário, e a diretoria terá de se mover rápido para encontrar um substituto que consiga, ao menos, evitar um colapso completo na temporada. Para piorar, Neymar recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso para a próxima rodada, o que agrava ainda mais a crise do time.

O Vasco, por sua vez, sobe na tabela com os três pontos e respira aliviado, saindo da zona de rebaixamento e com a moral elevada para o restante do campeonato.

Próximos Compromissos:

  • Santos: Enfrenta o Bahia no domingo (24), em Salvador.
  • Vasco: Joga contra o Juventude na quarta-feira (20), em jogo atrasado.

Leia também:

ICE emite ordem de detenção contra imigrante ilegal que provocou acidente com três vítimas fatais na Flórida

Investigação conduzida por autoridades de imigração dos EUA resulta em acusações criminais contra cinco líderes de organização criminosa do México

Brasil: operação revela esquema milionário de tráfico de armas em Minas Gerais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*