O diretor interino do ICE disse que a agência terá uma presença mais forte na cidade, em resposta à resistência da prefeita em acabar com leis que protegem imigrantes.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Nessa quarta-feira (20), em entrevista a uma emissora de rádio, o diretor interino do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), Todd Lyons, declarou que o governo federal planeja “inundar” Boston com agentes federais de imigração, após a prefeita Michelle Wu se recusar a acabar com as proteções de santuário da cidade. Boston é uma das cidades dos EUA com o status de santuário porque possui leis que protegem imigrantes.
Lyons declarou que sua resposta à intenção declarada da prefeita de desafiar a ordem federal é intensificar as ações do ICE na cidade. “Vamos definitivamente… invadir a área, especialmente nas jurisdições de santuário”, prometeu. Ele ainda disse que a agência “continuará a tornar Boston segura, ao contrário do que [Wu] está fazendo com as políticas de cidade santuário”.
“Realizamos a Operação Marcha Patriota, que resultou em mais de 1.000 prisões, e agora veremos mais agentes do ICE vindo a Boston para garantir que removamos essas ameaças públicas que ela quer que voltem às comunidades. Vamos continuar tornando a América segura”, garantiu.
O diretor foi questionado se o ICE estaria planejando algo semelhante à recente tomada do controle da polícia em Washington, DC, pelo governo federal, e respondeu apenas que o ICE terá uma presença mais forte em Boston após a decisão da prefeita.
“Boston e Massachusetts decidiram dizer que queriam permanecer como refúgio. Refúgio não significa ruas mais seguras. Significa mais estrangeiros criminosos circulando pela vizinhança. Mas, com certeza, veremos uma presença maior do ICE.”
A diretora interina do escritório de campo do ICE em Boston, Patricia Hyde, também se pronunciou sobre os comentários da prefeita Wu, em entrevista a um canal de TV. “Políticas de santuário não tornam ninguém mais seguro, elas não tornam a comunidade mais segura. Enquanto, você sabe, a Prefeitura de Boston e a prefeita Wu não recuarem, os homens e mulheres do ICE não recuarão”, disse.
“Os homens e mulheres do ICE, ao contrário da prefeita Wu, fizeram um juramento e juramos manter nosso juramento de proteger as cidades e comunidades onde trabalhamos e vivemos, e é isso que faremos, apesar dos obstáculos”, completou.
Em entrevista coletiva nessa quinta-feira (21), a prefeita rebateu as autoridades do ICE. “Esta não é a primeira vez que deixo claro que nossos moradores esperam que cuidemos da nossa cidade. Sabemos como cuidar dos nossos vizinhos aqui em Boston sem interferência, coerção, intimidação ou ameaças do governo federal”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
EUA alertam para camarão congelado com possível contaminação por césio-137 vendido no Walmart
Silas Malafaia dispara contra Alexandre de Moraes: “Ele vai cair e não me intimida”
Israel aprova plano para conquistar Cidade de Gaza

Faça um comentário