Flamengo dispara para 44% e lidera a corrida pelo título; Palmeiras tem 37% no Brasileirão

Foto: Reprodução.
 Após a 20ª rodada, Flamengo e Palmeiras ampliam chances de levantar a taça; Cruzeiro perde fôlego, Vasco respira com goleada histórica e Santos vê risco de rebaixamento aumentar.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O Campeonato Brasileiro entrou em sua reta decisiva e a disputa pelo título começa a ganhar contornos mais definidos.

Após a 20ª rodada, Flamengo e Palmeiras abriram vantagem na corrida pela taça, enquanto Vasco e Santos viveram realidades opostas em um clássico interestadual marcado por goleada histórica.

Flamengo e Palmeiras disparam

O Flamengo venceu o Internacional por 3 a 1, em Porto Alegre, e viu suas chances de conquistar o Brasileirão subirem de 38,3% para 44,4%, segundo projeções do Gato Mestre.

Já o Palmeiras, que bateu o Botafogo no Nilton Santos por 1 a 0, ampliou suas probabilidades de 30,3% para 37,1%.

Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título jogam em casa contra adversários que ocupam a zona de rebaixamento: o Flamengo encara o Vitória, no Maracanã, e o Palmeiras recebe o Sport, no Allianz Parque.

Cruzeiro perde terreno

O Cruzeiro, que empatou em 1 a 1 com o Mirassol, viu suas chances de título despencarem de 22,8% para 12,6%. Apesar da queda, a equipe mineira segue no páreo, já que restam 18 rodadas para o fim da competição. O próximo compromisso será contra o Internacional, no Mineirão.

Vasco goleia e respira, Santos preocupa

Na luta contra o rebaixamento, o Vasco protagonizou a grande surpresa da rodada. Jogando no Morumbis lotado, o time cruz-maltino aplicou 6 a 0 sobre o Santos, resultado que aumentou suas chances de permanência na Série A de 63,7% para 78,9%.

O Santos, que entrou em campo sob expectativa da torcida e com Neymar entre os titulares, viu seu percentual de permanência cair de 76,8% para 71,7%, acendendo o alerta para a sequência da competição.

Situação do Z-4

Entre os times que ocupam a zona de rebaixamento, o Vitória empatou com o Juventude em 2 a 2, e segue com apenas 35,7% de chances de escapar da queda, contra 11,5% do time gaúcho.

O Sport também desperdiçou vantagem contra o São Paulo e, com o empate, caiu para 17,8% de chances de permanência. Já o Fortaleza perdeu para o Fluminense por 2 a 1 e aparece com 30,5% de probabilidade de seguir na elite.

Libertadores em vista

Além da briga pelo título e contra o rebaixamento, a rodada também trouxe projeções sobre vagas na Libertadores de 2026.

Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro ultrapassaram 90% de chances de classificação, enquanto Bahia (74,7%), Botafogo (68,7%), Atlético-MG (36,5%) e Mirassol (34,6%) completam o grupo de favoritos às vagas.

Como funcionam os cálculos

As projeções são feitas a partir de modelos estatísticos baseados em “Expectativa de Gol” (xG), que consideram desempenho ofensivo, defensivo, mando de campo e histórico das equipes.

Cada partida é simulada 10 mil vezes para estimar as probabilidades de vitória, permanência na Série A, classificação à Libertadores e título do Brasileirão.

Leia também:

Lula revoga decreto que protegia crianças desde a gestação e reacende polêmica sobre avanço do aborto no Brasil

Consumo de álcool pode agravar sintomas de depressão na terceira idade, aponta levantamento

Brasil combate o crime organizado: Operação Arco Sul prende líderes e apreende toneladas de drogas

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*