Governo dos EUA vai revisar 55 milhões de vistos concedidos a estrangeiros

O objetivo do ‘pente-fino’ é detectar estrangeiros com prazo de permanência expirado, ameaças à segurança pública e apoiadores do terrorismo.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

A Casa Branca iniciou uma revisão nos 55 milhões de vistos concedidos a estrangeiros, em um trabalho contínuo que pode resultar na revogação das autorizações de entrada e permanência no país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) pelo Departamento de Estado.

“A verificação contínua do Departamento inclui todos os mais de 55 milhões de estrangeiros que atualmente possuem vistos válidos nos EUA”, informou o órgão em nota enviada à imprensa.

De acordo com o governo, o objetivo do ‘pente-fino’ é detectar estadias além do prazo determinado, “ameaças à segurança pública” e a presença de pessoas envolvidas “em qualquer forma de atividade terrorista ou apoio a uma organização terrorista”.

A revisão será feita com base em todas as informações disponíveis, como dados fornecidos pela polícia e pelas autoridades de imigração, bem como “qualquer outra informação que venha à luz após a emissão do visto”. O escrutínio também abrange redes sociais. Caso sejam encontrados indícios de irregularidades, os vistos serão revogados e seus portadores deportados.

O governo mira principalmente vistos concedidos a estudantes, após anunciar, no início desta semana, que já revogou 6 mil vistos estudantis desde o início da gestão Trump. Várias informações estão sendo reunidas para análise.

Green Card e visto temporário

Segundo o Departamento de Segurança Interna, atualmente 12,8 milhões de imigrantes vivem nos Estados Unidos com o Green Card (Cartão de Residência Permanente). Outros 3,6 milhões permanecem no país com visto temporário e podem ser removidos, caso o prazo tenha expirado.

LEIA TAMBÉM:

Pentágono pede que funcionários civis se juntem aos esforços de combate à imigração irregular nos EUA

Santos fecha com Vojvoda e aposta em reconstrução até 2026

Pai de estrela dos Boston Celtics é envolvido em caso de esfaqueamento em Las Vegas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*