ICE prende foragido da Venezuela por tentativa de feminicídio qualificado

O venezuelano Raul Enriqe Pargas foi capturado graças a uma denúncia da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, que possibilitou aos agentes do ICE localizá-lo e levá-lo sob custódia.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) prendeu no dia 14 de agosto o venezuelano Raul Enrique Pargas Rodriquez, 31 anos, foragido da Venezuela por tentativa de feminicídio qualificado. Ele é acusado de realizar um ataque violento contra uma mulher no estilo roleta-russa, conforme informação publicada pelo ICE nesta segunda-feira (25).

“Este perigoso criminoso estrangeiro supostamente espancou, humilhou e torturou uma jovem em uma versão distorcida de roleta-russa e depois fugiu para os Estados Unidos quando sua tentativa de assassiná-la fracassou”, detalhou o diretor interino do Escritório de Campo de Operações de Remoção e Fiscalização do ICE em Dallas, Joshua Johnson.

Ainda de acordo com o diretor, o venezuelano foi capturado graças a uma denúncia da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, que possibilitou aos agentes do ICE localizá-lo e levá-lo sob custódia para que ele possa ser deportado à Venezuela, onde será julgado pela Justiça por seus supostos crimes.

Roleta-russa, fuga e prisão

Segundo o mandado emitido na Venezuela, Pargas teria chamado a mulher à sua oficina em 24 de fevereiro de 2021 e iniciado uma discussão, com insultos, ataques e agressões. Em seguida teria sacado uma pistola e apontado para a cabeça da vítima, depois de remover algumas balas. Pouco tempo depois, a mulher conseguiu escapar.

Pargas fugiu da Venezuela após o crime e entrou ilegalmente nos Estados Unidos no dia 10 de agosto de 2022, perto de Eagle Pass, no Texas. No mesmo dia ele foi detido pela Patrulha de Fronteira e liberado sob fiança, aguardando uma decisão do processo de imigração. Mais de um ano depois, em 28 de novembro de 2023, o estrangeiro foi encontrado pelo ICE na Cadeia do Condado de Dallas, após uma prisão por agressão. Contudo, ele não ficou detido em razão das prioridades da polícia imigratória na época.

Já no dia 14 de agosto de 2025, o ICE recebeu uma denúncia investigativa da Patrulha de Fronteira dos EUA, apontando que Pargas residia ilegalmente no norte do Texas e era procurado por tentativa de feminicídio qualificado na Venezuela. Os agentes do ICE realizaram uma operação com o Departamento de Segurança Pública do Texas e conseguiram prendê-lo. Ele permanece sob custódia do ICE, aguardando procedimentos de remoção.

LEIA TAMBÉM:

EUA estabelecem novas regras e exigem entrevista presencial para 1º visto de turismo e negócios

Vojvoda assume Santos e aposta em Neymar como protagonista para evitar rebaixamento no brasileirão

CBF confirma amistosos contra Coreia do Sul e Japão na preparação para a Copa de 2026

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*