Imigrante com green card é detido ao retornar de viagem da Coreia do Sul aos Estados Unidos

O imigrante sul-coreano foi detido no Aeroporto Internacional de São Francisco, após agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) constatarem  que ele foi condenado em 2011 por porte de droga.

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O imigrante sul-coreano Tae Heung “Will” Kim, que mora nos Estados Unidos há mais de 35 anos e possui green card, foi detido por agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) no dia 21 de julho, após retornar de uma viagem da Coreia do Sul para os Estados Unidos. A detenção aconteceu no Aeroporto Internacional de São Francisco, onde ele permaneceu sob custódia por mais de seis dias.

Kim é um cientista de 40 anos com status de residência legal permanente desde 2011 e vida estável no país. Doutorando na Universidade Texas A&M, ele trabalha no desenvolvimento de uma vacina para a doença de Lyme. Sua detenção foi divulgada por um porta-voz do Consórcio Nacional Coreano-Americano de Educação.

Um advogado da imigração que assumiu o caso voluntariamente disse que teve dificuldades para localizar e se comunicar com Kim. O profissional afirma que só conseguiu contato com um supervisor da CBP no último sábado (26), seis dias após o imigrante ser detido. O agente falou ao defensor que Kim não tinha direito a se comunicar com um advogado.

A defesa não foi informada oficialmente sobre o motivo da detenção, mas a CBP divulgou um comunicado, citando uma acusação de porte de drogas em 2011. Na época ele foi detido com uma pequena quantidade de maconha, prestou serviços comunitários e cumpriu exigências legais. O advogado não sabe qual era o status migratório do sul-coreano naquele período, o que pode influenciar as implicações ilegais no status de imigração.

Em nota, a CBP explicou que um residente permanente pode ser considerado inadmissível quando é condenado por crimes envolvendo drogas. Nesse caso, a agência tem autorização para emitir uma Notificação de Comparecimento (NTA) para deportação. “Este estrangeiro está sob custódia do ICE aguardando o processo de remoção”, comunicou a agência.

Um funcionário do Congresso americano informou à defesa que Kim foi transferido para um centro de detenção do ICE no sul do Texas nessa terça-feira (29), mas essa informação ainda não foi confirmada oficialmente pelo Departamento de Segurança Interna (DHS). O advogado continua pressionando as autoridades de imigração por esclarecimentos formais sobre a base legal da detenção.

LEIA TAMBÉM:

Brasil: Polícia Federal prende dois suspeitos por armazenar material de exploração sexual infantil no Maranhão

Surto de cólera ameaça 80 mil crianças na África Ocidental e Central, alerta Unicef

Alexandre de Moraes pressiona ministros a assinarem carta em sua defesa, mas maioria se recusa após sanção dos EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*