
A “autodeportação” se tornou mais fácil com o aplicativo CBP Home, que auxilia os imigrantes a retornarem aos seus países de origem, com auxílio na viagem e pagamento de US$ 1.000 para quem aderir.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
A Secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, afirmou neste fim de semana que mais de um milhão de imigrantes em situação irregular deixaram os Estados Unidos de forma voluntária desde que o presidente Donald Trump voltou ao poder.
“Achamos que mais de um milhão de pessoas retornaram para casa por conta própria desde que começamos esta administração. Sabemos que milhares e milhares de pessoas usaram o aplicativo móvel CBP Home que incentiva os migrantes em situação irregular a se autodeportarem”, disse Noem em entrevista coletiva realizada em Chicago.
Ela também comentou sobre as prisões de estrangeiros com condenações criminais. “Realizamos operações policiais específicas em todo o país e utilizamos nossos arquivos de casos e informações para saber quem é um criminoso neste país que precisa ser deportado e quem tem uma ordem de deportação definitiva”, explicou.
Autodeportação
A Casa Branca anunciou em junho o primeiro voo com imigrantes que manifestaram interesse na autodeportação por meio do aplicativo CBP Home, que oferece assistência para a viagem de volta ao país de origem, além de US$ 1.000 para quem aderir. Os estrangeiros que deixam os EUA através do programa ainda ficam com a “ficha limpa” e podem retornar ao país no futuro.
Diferente da remoção, que obriga o imigrante a sair do EUA após terem se esgotado todos os recursos na Justiça, a saída voluntária é considerada “retorno” pelo governo americano. Essa firma de deixar o território dos Estados Unidos ficou mais fácil com o CBP Home, que ainda recompensa o voluntário.
Combate à imigração ilegal
O presidente Donaldo Trump vem adotando medidas de combate à imigração ilegal desde janeiro, como o fechamento da fronteira com o México, envio de 1.500 militares para a região e a criação do já mencionado aplicativo de incentivo à “autodeportação”, com auxílio financeiro e de logística.
LEIA TAMBÉM:
Vietnamitas condenados por sequestro e estupro de seis mulheres são presos na Califórnia
Estudo revela que bactéria silenciosa pode causar 76% dos casos futuros de câncer de estômago
Faça um comentário