MP argentino interdita estádio do Independiente após violência na Sul-Americana

Foto: Reprodução.
Autoridades investigam confronto entre torcidas que suspendeu partida contra a Universidad de Chile. Estádio será fechado para perícia.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O estádio Libertadores de América, casa do Independiente, será interditado temporariamente por decisão do Ministério Público da Argentina, após os violentos confrontos entre torcedores durante a partida contra a Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana. A medida visa preservar o local para investigações criminais e garantir a integridade das provas.

A confirmação foi dada pelo Ministro da Segurança de Buenos Aires, Javier Alonso, em entrevista à Rádio 10. Segundo ele, há marcas evidentes do confronto no estádio e a realização de novos jogos no local poderia comprometer a perícia.

Confusão e suspensão da partida

O jogo entre Independiente e Universidad de Chile foi interrompido no início do segundo tempo, com o placar empatado em 1 a 1. A situação ficou incontrolável quando, durante o intervalo, torcedores chilenos atearam fogo em objetos e arremessaram cadeiras, iniciando um confronto violento com a torcida local, que reagiu invadindo o setor visitante.

Mais de 90 pessoas foram detidas e, segundo a Universidad de Chile, pelo menos 19 torcedores ficaram feridos. Um dos chilenos chegou a cair da arquibancada, mas sobreviveu.

Falas contraditórias e falha de segurança

Relatórios obtidos pela imprensa revelam que, um dia antes da partida, a Conmebol alertou para riscos de conflito devido à distribuição das torcidas. A preocupação era com a presença da torcida visitante no setor Platea Norte Alta, acima da área ocupada por argentinos.

A recomendação era manter o setor inferior vazio, mas o Independiente informou que os ingressos já estavam vendidos. Como solução, foi decidido um reforço policial no setor dos visitantes.

No entanto, a orientação foi ignorada na prática. De acordo informações, 659 policiais estavam escalados para o evento, mas nenhum deles estava posicionado dentro do estádio. A segurança foi feita apenas por cerca de 150 seguranças privados, contratados pelo clube mandante.

Partida cancelada e futuro indefinido

A Conmebol confirmou o cancelamento da partida e informou que o caso será analisado pelo seu departamento disciplinar, que definirá quem, ou se alguém, avançará às quartas de final para enfrentar o Alianza Lima.

Segundo o regulamento da entidade, em casos graves de violência, ambos os clubes podem ser eliminados da competição.

Próximos passos do Independiente

A interdição do estádio impacta diretamente o calendário do clube argentino. O próximo jogo, contra o Platense pelo Campeonato Argentino, deverá ser disputado em outro estádio, ainda a ser definido. Até o momento, o Independiente foi notificado apenas sobre o fechamento da arquibancada superior sul, onde ocorreram os principais atos de violência.

O presidente do clube está no Paraguai para reuniões com a Conmebol, onde tentará defender os interesses da equipe e evitar punições mais severas.

Leia também:

Pai de estrela dos Boston Celtics é envolvido em caso de esfaqueamento em Las Vegas

Libertadores e Sul-Americana pegam fogo nas Quartas de Final; confira

Diretor do ICE diz que vai “inundar” Boston com agentes de imigração após prefeita se recusar a acabar com políticas de santuário

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*