
Com passagem de destaque pelo Fortaleza, argentino chega à Vila com contrato até 2026 e estreia marcada para o fim do mês.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O Santos Futebol Clube anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (22), a contratação do técnico Juan Pablo Vojvoda. O argentino de 50 anos assinou contrato com o clube até dezembro de 2026 e assume o comando técnico após a demissão de Cleber Xavier, ocorrida no último domingo, após a derrota para o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro.
Vojvoda chega ao clube acompanhado de sua comissão técnica: os auxiliares Nahuel Martinez e Gastón Liendo, o preparador físico Luis Azpiazu, o preparador de goleiros Santiago Piccinini e o psicólogo Christian Rodrigues.
Chegada e planejamento
A previsão é que Vojvoda desembarque no sábado, no aeroporto de Guarulhos, vindo de Buenos Aires. Apesar da agenda apertada, o treinador deve viajar no domingo para Salvador, onde o Santos enfrenta o Bahia, pela rodada do Brasileirão.
A viagem será realizada em avião particular ao lado do presidente Marcelo Teixeira e seu filho. No entanto, quem comanda o time na partida será Matheus Bachi, auxiliar que permanecerá no clube mesmo após a saída de Cleber Xavier.
A estreia oficial de Vojvoda está marcada para o jogo contra o Fluminense, no dia 31 de agosto, na Vila Belmiro.
Negociação e escolha
As conversas com o treinador avançaram rapidamente nos últimos dias. Após o Santos encerrar oficialmente as negociações com Jorge Sampaoli na última quarta-feira, o nome de Vojvoda ganhou força. O acordo foi fechado na manhã da última quinta-feira, com troca de minutas contratuais e assinatura finalizada ainda à noite.
O perfil ponderado, de baixo custo e com histórico de trabalhar com elencos enxutos foi determinante para a escolha. A diretoria também considerou sua capacidade de lidar com restrições orçamentárias e seu estilo de jogo consistente.
Trajetória de Vojvoda
Vojvoda começou sua carreira como interino no Newell’s Old Boys, e depois passou por clubes como Defensa y Justicia, Talleres e Huracán, na Argentina, além da Unión La Calera, no Chile. Seu maior destaque foi no Fortaleza, onde permaneceu por quatro anos, entre 2021 e 2025.
Pelo clube cearense, conquistou três títulos estaduais (2021, 2022 e 2023), duas Copas do Nordeste (2022 e 2024) e protagonizou uma campanha histórica no Brasileirão de 2022: o time era lanterna no fim do primeiro turno, mas escapou do rebaixamento, feito inédito até hoje.
Leia também:
Trump anuncia sorteio da Copa do Mundo de 2026 em Washington; Fifa confirma detalhes do evento
Pai de estrela dos Boston Celtics é envolvido em caso de esfaqueamento em Las Vegas
Libertadores e Sul-Americana pegam fogo nas Quartas de Final; confira
Faça um comentário