
No julgamento, três juízes decidiram por unanimidade manter as restrições impostas aos agentes de imigração durante batidas na área de Los Angeles.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Um pedido feito pelo governo Trump para a suspensão emergencial de uma liminar federal que restringe a atuação de agentes federais de imigração no sul da Califórnia, com base em características como etnia ou idioma, foi rejeitado pelo Tribunal de Apelações do 9° Circuito nesta sexta-feira (1).
O painel de três juízes que julgou o recurso do governo federal decidiu por unanimidade manter as restrições impostas aos agentes federais durante batidas de imigrações na área de Los Angeles, maior cidade da Califórnia.
As limitações incluem proibição de abordagens a pessoas com base apenas na etnia, sotaque, idioma ou localização, como estabelecimentos de materiais de construção ou lava-rápidos. Os agentes devem efetuar as prisões com uma causa provável mais específica, em vez de suspeitas generalizadas.
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, comemorou a decisão, que considerou uma vitória para o Estado de Direito. “A Ordem de Restrição Temporária que vem protegendo nossas comunidades de agentes de imigração que usam discriminação racial e outras táticas ilegais ao conduzirem suas incursões e varreduras cruéis e agressivas permanecerá em vigor por enquanto”, disse em comunicado.
Os limites foram impostos após batidas policiais na área de Los Angeles terem como alvos imigrantes ilegais que trabalham em empresas locais, o que desencadeou semanas de protestos e transtornos na cidade, devido às prisões intensas de imigrantes e aos esforços de deportações em massa do governo.
A administração federal foi processada em julho por supostas “práticas ilegais de abordagem e prisão” e “condições ilegais de confinamento”. Foram emitidas duas ordens de restrição temporárias por um juiz federal, incluindo a interrupção das batidas generalizadas de imigrantes, com base na ideia de que muitos estrangeiros de língua espanhola costumam ficar em determinados locais, a exemplo de estabelecimentos do ramo de construção civil.
LEIA TAMBÉM:
Brasil investe mais de R$ 40 milhões para fortalecer 226 bancos de leite humano em todo o país
500 milhões de toneladas de plástico poluem oceanos em meio a debate sobre tratado global
População deslocada é a mais afetada com aumento de cólera no Haiti, alerta ONU
Faça um comentário