
Líder norte-americano endurece críticas contra Lula e afirma que ex-presidente brasileiro é vítima de injustiça.
Por Gilvania Alves|GNEWSUSA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a direcionar duras palavras ao Brasil e ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em declarações dadas nesta quinta-feira (14) na Casa Branca, ele afirmou que o país é um “péssimo parceiro comercial” e acusou o governo brasileiro de impor tarifas abusivas aos produtos norte-americanos por décadas.
“O Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas. Como vocês sabem, eles nos cobram tarifas enormes, muito maiores do que as que cobramos e basicamente nem estávamos cobrando nada”, disse Trump, destacando que essa política prejudicou seriamente a relação entre as duas economias.
O republicano ressaltou que a situação se arrasta há anos e que agora os EUA estão reagindo. “Eles nos trataram muito mal como parceiros comerciais por muitos e muitos anos, um dos piores. Um dos piores países da Terra para isso. Eles cobram tarifas enormes e eles tornaram muito difícil fazer qualquer coisa. Agora eles estão sendo cobrados em 50% (nas tarifas), não estão felizes, mas é como a coisa funciona.”
O endurecimento nas cobranças sobre produtos brasileiros foi implementado recentemente por Trump, com o objetivo declarado de equilibrar o comércio bilateral. Lula, por outro lado, disse que não pretende retaliar de imediato, apesar de já existir uma lei que autoriza sobretaxar importações vindas dos Estados Unidos. O governo brasileiro afirma que suas instituições são independentes e não se curvarão a pressões externas. Nesta quinta-feira, o presidente Lula comentou sobre a relação comercial com os EUA: “não vai ficar chorando se os EUA não quiserem comprar”.
Trump também aproveitou para defender publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, e questionar o tratamento dado ao aliado político. “E o Brasil tem algumas leis acontecendo, quando eles pegam um presidente e o colocam na prisão, ou estão tentando prendê-lo. Eu vou dizer a vocês: eu sou muito bom com as pessoas, e eu acho que ele é um homem honesto.”
Ao concluir, o presidente norte-americano foi direto: “Acho que o que eles fizeram, é uma execução política que estão tentando fazer com Bolsonaro. Acho que é terrível.”
Leia mais
Em clima de tensão, Rússia pode retomar testes do Burevestnik, míssil de cruzeiro nuclear
Píton de quase cinco metros é resgatada de caçamba de lixo em Los Angeles e inicia recuperação
Idosa condenada pelo 8/1 é agredida em presídio após ser identificada como bolsonarista
Faça um comentário