Existe um mandado de prisão contra ele em Bogotá, Colômbia, onde foi condenado a sete anos de prisão por tráfico e porte ilegal de armas de fogo.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O imigrante ilegal venezuelano Leonel Arquimedes Bustamante-Sanchez, 27 anos, está sob a custódia do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) após ser preso na última quarta-feira (20) em Albuquerque, Novo México. Contra ele existe um mandado de prisão ativo em Bogotá, Colômbia, onde foi condenado a sete anos de prisão por tráfico e porte ilegal de armas de fogo.
Arquimedes foi preso depois que um policial da Polícia Estadual do Novo México constatou que seu veículo tinha a mesma descrição de um carro supostamente roubado e interceptou o automóvel. Agentes do ICE foram ao local e identificaram que o imigrante era alvo de uma investigação contra membros da gangue Tren de Aragua envolvidos em uma série de crimes na região de Albuquerque, incluindo tráfico de drogas e assassinato.
“Não se deixem enganar. Os membros desta rede criminosa designada como terrorista não estão envolvidos apenas em crimes de baixa gravidade”, alertou Jason T. Stevens, agente especial do Departamento de Investigações de Segurança Interna (HSI, na sigla em inglês) em El Paso.
“Eles estão envolvidos em violência organizada que devasta suas vítimas e a comunidade. O HSI, assim como nossos dedicados parceiros policiais, se unem em nossos esforços resolutos para identificá-los, prendê-los e enviá-los de volta ao seu país de origem — onde pertencem”, destacou.
Essa não é a primeira vez que o venezuelano é preso pelos agentes de imigração. Policiais da Patrulha da Fronteira o prenderam no dia 22 de agosto de 2023, em El Paso, Texas, após ele entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Na época, o Arquimedes foi notificado para comparecer perante um juiz e liberado sob fiança.
Agora o ICE promete mantê-lo sob custódia, com a acusação de entrada ilegal no país e aguardando novas acusações criminais.
LEIA TAMBÉM:
ICE realizará grande evento de contratação em Arlington, Texas
PGR denuncia ex-assessor de Alexandre de Moraes por vazamento de informações sigilosas
Santos fecha com Vojvoda e aposta em reconstrução até 2026

Faça um comentário