
Apresentado na Vila Belmiro, técnico argentino se emociona ao assumir o Santos, destaca a importância do clube e coloca Neymar como peça-chave na recuperação da equipe.
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O técnico Juan Pablo Vojvoda foi oficialmente apresentado nesta terça-feira (26) como novo comandante do Santos. Em sua primeira coletiva na Vila Belmiro, o argentino de 50 anos demonstrou emoção ao assumir o clube e deixou claro que espera uma reação imediata no Campeonato Brasileiro.
O Peixe está na 15ª colocação, com 21 pontos, apenas dois acima da zona de rebaixamento.
“Sei que temos que ganhar domingo. O momento é difícil, mas temos que dar resposta já. Vamos trabalhar para corrigir erros, unir o grupo e confiar no elenco”, afirmou, já projetando a estreia contra o Fluminense, domingo (31), às 16h, na Vila.
O treinador assinou contrato até o fim de 2026 e substitui Cleber Xavier, demitido após a goleada de 6 a 0 sofrida para o Vasco. Ao lado do executivo de futebol Alexandre Mattos, Vojvoda também comentou sobre Neymar, principal nome do elenco e atualmente em recuperação de um incômodo na coxa.
“Ele não é problema, é solução. Neymar é um dos melhores do mundo, e quero aprender com ele. O Santos quer o Neymar, e ele quer o Santos. Ele voltou em um momento importante da carreira, e será protagonista. Pode jogar como 9, como 10… vamos encontrar a melhor forma de aproveitá-lo.”
O argentino evitou detalhar a condição física do camisa 10, mas disse que quer conversar com o jogador antes de tomar qualquer decisão sobre sua escalação para o próximo jogo.
Além da liderança de Neymar, Vojvoda aposta em reforços e em soluções no próprio elenco. O Santos acertou a contratação do zagueiro argentino Tomás Palacios, da Inter de Milão, e negocia com o Tigres, do México, a chegada do volante Rômulo.
“Estou convencido de que temos um bom elenco. Temos pouco tempo até o fim da janela, mas um novo técnico pode estimular os jogadores. Vamos atrás do resultado, mas sem desespero.”
Apoio psicológico e caso Guilherme
O novo técnico também comentou a situação do atacante Guilherme, que tem sido alvo de críticas e ameaças da torcida. Vojvoda já trabalhou com o jogador no Fortaleza e disse que confia em sua recuperação.
“Sei o que ele está passando, é uma pessoa, está abalado. Mas tem resiliência. Mostrou rendimento comigo e pode fazer isso aqui. Ele sabe o tamanho do Santos.”
Base, variações táticas e cultura santista
Vojvoda destacou o papel da base do clube e afirmou que pretende seguir a tradição do Santos em revelar talentos. Ele também comentou sua preferência por sistemas táticos flexíveis.
“Não tenho uma ideia fixa. Me adapto ao elenco e ao adversário. Busco rendimento, tanto individual quanto coletivo. A base do Santos é diferente, produz jogadores prontos muito jovens. Isso é parte da essência do clube.”
Sobre Luca Meirelles, jovem da base que vem ganhando espaço, o técnico disse que ainda precisa conhecê-lo melhor antes de qualquer definição.
Comissão técnica
O treinador chega ao Peixe com seis profissionais: os auxiliares Nahuel Martinez e Gastón Liendo, o preparador físico Luis Azpiazu, o treinador de goleiros Santiago Piccinini e o psicólogo Christian Rodrigues.
“Esse é o desafio da minha carreira”, afirmou Vojvoda, ao encerrar a coletiva.
Leia também:
CBF confirma amistosos contra Coreia do Sul e Japão na preparação para a Copa de 2026
Show no Maracanã: Flamengo faz 8 a 0 no Vitória e entra para a história do Brasileirão
Polícia Federal e Receita Federal desarticulam rede milionária de cigarros clandestinos
Faça um comentário