Departamento de Segurança Interna dos EUA esclarece que ICE não invade escolas

A porta-voz do DHS destacou que o ICE não está conduzindo operações de fiscalização em escolas, nem invadindo as unidades escolares

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Após alguns veículos de imprensa tentarem comover a população publicando histórias sobre pais e filhos com medo de voltar às aulas, o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) publicou uma nota nesta terça-feira (9), esclarecendo que o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) não invade nem tem escolas com alvo.

“A mídia está, infelizmente, tentando criar um clima de medo e difamar as autoridades policiais. Essas difamações estão contribuindo para que nossos policiais do ICE enfrentem um aumento de 1.000% nas agressões contra eles”, afirmou a porta-voz do DHS, Trícia McLaughlin.

Ela assegurou que o ICE não está conduzindo operações de fiscalização em escolas, tampouco invadindo as unidades escolares. “O ICE não está indo às escolas para prender crianças”, frisou, com uma ressalva de que os criminosos não podem mais se esconder nas escolas americanas para evitar prisão.

“O governo Trump não vai amarrar as mãos de nossos bravos policiais e, em vez disso, confia que eles usarão o bom senso. Se um criminoso estrangeiro ilegal perigoso fugisse para uma escola, ou um agressor sexual infantil estivesse trabalhando como funcionário, poderia haver uma situação em que uma prisão fosse feita para proteger a segurança pública. Mas isso não aconteceu”, explicou. 

O DHS destaca que as diretrizes do departamento que permitem a entrada do ICE em escolas dão aos agentes a capacidade de fazer um trabalho de fiscalização abrangente. Contudo, os policiais usam discrição e precisam da aprovação de um supervisor secundário antes que qualquer ação possa ocorrer em locais como uma escola. O órgão diz que esse tipo de operação raramente acontece.

LEIA TAMBÉM:

PF realiza Operação Litos e combate extração ilegal de granito no Rio Grande do Norte

Julgamento avança sem análise de pedidos para suspender ação no STF

Imigração e crime: brasileiros eram enganados e submetidos a violência em travessias para os EUA

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*