Flamengo e Palmeiras dividem favoritismo na reta final do Brasileirão

Foto: Reprodução.
Campanhas recordes marcam disputa histórica; Mirassol sobe no G‑6 e Bahia abre espaço para São Paulo, aponta projeção
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

Após 23 rodadas, Flamengo e Palmeiras estão praticamente empatados na corrida pelo título do Campeonato Brasileiro, com 41,77% de chances para o rubro-negro e 40,24% para o alviverde, segundo projeções do Gato Mestre. O Cruzeiro aparece mais atrás, em terceiro.

O Flamengo lidera a tabela com 50 pontos, dois jogos a mais que o Palmeiras, que soma 46. Mas, mesmo assim, o Verdão tem conseguido encostar nas projeções graças a vitórias expressivas.

Campanhas históricas

Ambos os times estão em seus melhores momentos na era dos pontos corridos. O Flamengo somou 50 pontos em 22 jogos, já superando seu recorde anterior, de 49 pontos em 2019.

O Palmeiras, com 46 pontos em 21 jogos, também ultrapassa seus melhores desempenhos anteriores.

Fatores que influenciam as chances

  • Flamengo subiu de 41,65% para 41,77% após vencer Juventude fora por 2 a 0. Clássico contra o Vasco, no Maracanã, pode ser decisivo para manter a liderança.
  • Palmeiras vive boa fase, alavancado pela goleada de 4 a 1 sobre o Internacional, e aposta no atacante Vitor Roque. No próximo sábado tem Fortaleza em casa.
  • Cruzeiro aumentou suas chances de título de 13,29% para 14,76% ao reverter jogo contra o Bahia, por 2 a 1, em Salvador.

Disputa por vaga na Libertadores

Mirassol vive fase ascendente: após vencer o Grêmio, subiu suas probabilidades de ficar entre os seis primeiros de 52,76% para 72,42%.

Bahia, ao perder para o Cruzeiro, viu sua chance despencar de 75,51% para 57,39%. O São Paulo, por sua vez, com a vitória sobre o Botafogo por 1 a 0 no Morumbi, saltou de 39,65% para 50,08% nas chances de classificação.

Sobre o modelo de probabilidade

As projeções se baseiam no modelo de Expectativa de Gols (xG), criado pelo economista Bruno Imaizumi e utilizado pelo Gato Mestre desde 2013. O cálculo leva em conta variáveis como:

  • características das finalizações (ângulo, distância, parte do corpo, situação do goleiro etc.)
  • força do chute, posição do jogador, origem do lance
  • valor de mercado dos elencos
  • tempo de jogo, diferença no placar no momento da finalização

Para cada partida restante, são feitas 10.000 simulações usando distribuição estatística do tipo Poisson Bivariada no método de Monte Carlo, com o objetivo de prever as probabilidades finais.

Leia também:

Clubes receberão R$ 2 bilhões da Fifa por ceder atletas à Copa e eliminatórias

MP investiga suposta infiltração de facção criminosa no Corinthians e uso de imóvel por jogadores

Santa Catarina vira destino de famílias russas em busca de cidadania brasileira

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*