
Os criminosos usavam até doces misturados com THC (substância psicoativa da maconha) para sedar as crianças nos eventos de contrabando.
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Quatro pessoas envolvidas em um esquema de contrabando de crianças do México para os Estados Unidos foram presas após uma investigação da divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI) do ICE em El Paso, Texas. Os acusados são dois cidadãos do México e dois dos EUA, que usavam até doces misturados com THC (substância psicoativa da maconha) para sedar as crianças nos eventos de contrabando.
“Cada criança entregue nas mãos de um contrabandista representa uma vida em perigo”, destacou Jason T. Stevens, agente especial encarregado do HSI ICE em El Paso, que participou das investigações.
“Esses predadores veem o desespero como uma oportunidade. Para esses criminosos, crianças vulneráveis não passam de moeda corrente – um meio de transformar vidas humanas em lucro. O contrabando de crianças é um dos crimes mais cruéis e repreensíveis que o HSI investiga, e não deixaremos de perseguir aqueles que lucram colocando vidas jovens em risco”, emendou.
Os cidadãos mexicanos Daniel Guadian e Susana Guadian, ambos de 50 anos; a cidadã americana Dianne Guadian, de 32 anos; e Manuel Valenzuela, 35 anos, residente legal nos EUA, que mora em El Paso, foram acusados no Distrito Oeste do Texas por conspiração para transportar estrangeiros e levá-los aos Estados Unidos com fins lucrativos.
A denúncia diz que os quatro integraram uma organização de contrabando de pessoas, que levou ilegalmente aos EUA crianças estrangeiras desacompanhadas, com idades entre 5 e 13 anos, oriundas de Juarez, no México. Os criminosos recrutavam motoristas que se passavam por pais das crianças, usando documentos americanos, alegando falsamente que pertenciam aos jovens contrabandeados.
“Este caso mostra que cartéis e organizações de tráfico de estrangeiros não se importam com o bem-estar das pessoas que transportam para os Estados Unidos. Eles só se preocupam em enriquecer. No Distrito Oeste, reuniremos todos os nossos recursos para remover da sociedade aqueles que lucram com os desesperados e desamparados”, disse o procurador-geral do Distrito Oeste do Texas, Justin Simmons.
LEIA TAMBÉM:
EUA preparam novas sanções contra o Brasil após condenação de Bolsonaro
Polícia Federal captura oito suspeitos de ataques cibernéticos ao sistema PIX
Primeiro-ministro do Reino Unido critica protesto anti-imigração em Londres
Faça um comentário