Léo Jardim brilha nos pênaltis e leva o Vasco à semifinal da Copa do Brasil

Foto: Reprodução.
Goleiro defende cobrança decisiva contra o Botafogo e chega à quinta classificação seguida como herói em disputas por pênaltis; desempenho já rendeu mais de R$ 28 milhões ao clube
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O Vasco está na semifinal da Copa do Brasil. Em confronto disputado na noite desta quinta-feira (11), no estádio Nilton Santos, o time cruzmaltino superou o Botafogo nos pênaltis por 5 a 3, após novo empate por 1 a 1 no tempo normal, mesmo placar do jogo de ida, em São Januário.

Léo Jardim, novamente decisivo, defendeu a primeira cobrança botafoguense, batida por Alex Telles. Na sequência, o estreante Robert Renan converteu a última penalidade e garantiu a vaga vascaína. O adversário do Vasco na semifinal será o Fluminense, com jogos marcados para os dias 10 e 14 de dezembro.

Equilíbrio, pressão e chances dos dois lados

O clássico teve início com forte pressão do Botafogo, que empurrou o Vasco para o campo de defesa. Ainda nos primeiros minutos, o time alvinegro perdeu Tchê Tchê por lesão, substituído por Mateus Carvalho.

Mesmo pressionado, o Vasco abriu o placar aos 20 minutos: após cobrança de falta de Coutinho no ângulo, o goleiro Neto soltou, e Nuno aproveitou o rebote para marcar. A reação do Botafogo veio aos 40, quando Correa sofreu pênalti. Alex Telles cobrou com categoria e empatou.

Antes do intervalo, os comandados de Ancelotti ainda criaram boas chances com Cabral e Mateo Ponte, mas não conseguiram virar.

Disputa intensa até o fim e Vasco melhor no fim

Na etapa final, o Botafogo voltou pressionando e levou perigo com cabeçada de Arthur Cabral. O Vasco respondeu com boas chegadas de Coutinho e, a partir dos 40 minutos, passou a controlar o jogo ofensivamente.

Barboza e Matheus Martins criaram boas oportunidades, mas pararam no goleiro Neto. O empate persistiu, levando a decisão para os pênaltis.

Léo Jardim repete papel de herói e classifica Vasco

Na disputa por pênaltis, Léo Jardim foi novamente decisivo. O goleiro defendeu a primeira cobrança, de Alex Telles, e viu seus companheiros converterem todas as cinco batidas. A última ficou com Robert Renan, que, em sua estreia, cobrou com frieza e selou a vitória vascaína.

Essa foi a quinta classificação do Vasco com defesa de Léo Jardim em disputas por pênaltis na Copa do Brasil, o arqueiro já havia sido herói contra Água Santa, Fortaleza, Athletico-PR e Operário, entre 2024 e 2025.

Próximos jogos

O Vasco volta a campo no próximo domingo (14), às 20h30, contra o Ceará, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Já a semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense está marcada para os dias 10 e 14 de dezembro.

Leia também:

Suspeito de matar Charlie Kirk é preso nos EUA

Universitário é detido pela PF após ameaçar deputado Nikolas Ferreira

Polícia Federal confirma prisão de empresário brasileiro na Califórnia

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*