Operação prende quase 500 imigrantes sem documentos em fábrica de carros nos EUA

A ação foi liderada pela divisão de Investigações de Segurança Interna do ICE, com o apoio da Patrulha Estadual da Geórgia, FBI, DEA, ATF, entre outras agências federais

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Cerca de 500 imigrantes sem documentos foram detidos nessa quinta-feira (4) em uma fábrica de carros na Geórgia, durante uma das maiores operações de imigração do ICE em um único local nos 22 anos de história da instituição.

Vários agentes federais participaram da ação na instalação industrial Hyundai Metaplant, em Ellabell, localizada a cerca de 40 quilômetros a oeste de Savannah, uma das maiores cidades da Geórgia. A operação foi o mais recente exemplo da ação ativa do governo federal para localizar e prender imigrantes ilegais.

As autoridades americanas informaram que todas as 475 pessoas detidas na ação estavam em situação irregular nos EUA, por terem entrado ilegalmente no país, por estarem com o prazo de validade do visto vencido ou por terem visto apenas para turismo e negócios, sem liberação para trabalho.

De acordo com o Ministério Público Federal para o Distrito Sul da Geórgia, várias pessoas tentaram fugir da fiscalização e até mergulharam em um lago com esgoto que fica ao lado da fábrica. Os agentes tiveram que usar um barco para retirá-las da água suja.

Steve Schrank, agente especial da divisão de Investigações de Segurança Interna do ICE na área, disse que a operação foi planejada. “Esta foi uma investigação criminal de vários meses, na qual desenvolvemos provas, conduzimos entrevistas, reunimos documentos e apresentamos provas ao tribunal para obter um mandado de busca judicial.”

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul reclamou da ação na fábrica da montadora de carros sul-coreana. “As atividades comerciais de nossos investidores e os direitos de nossos cidadãos não devem ser injustamente violados no processo de aplicação da lei dos EUA”, protestou o porta-voz do órgão, Lee Jaewoong.

Liderada pelo setor de Investigações de Segurança Interna do ICE, a operação contou com o apoio da Patrulha Estadual da Geórgia, FBI, DEA, ATF, entre outras agências federais.

LEIA TAMBÉM:

ICE remove imigrante ilegal mexicano procurado por estupro

OMS envia técnicos e vacinas à RD Congo após novo surto de ebola

Luan Victor, marido da dona da página ‘Futrica’ é preso pelo ICE em Massachusetts

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*