
Atacante do PSG é premiado após temporada decisiva na conquista da Champions League; Aitana Bonmatí vence no futebol feminino
Por Schirley Passos|GNEWSUSA
O atacante francês Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo e levou para casa a Bola de Ouro 2025, prêmio tradicional da France Football.
A escolha, feita por uma votação de cem jornalistas internacionais, confirma o favoritismo do jogador, que teve papel crucial na histórica conquista do PSG na Liga dos Campeões 2024/2025, o principal torneio de clubes da Europa.
O prêmio foi entregue na noite de segunda-feira, no elegante Teatro do Châtelet, em Paris, por ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho, ícone do futebol e vencedor da Bola de Ouro em 2005. O brasileiro também teve uma passagem marcante pelo PSG, entre 2001 e 2003.
Visivelmente emocionado, Dembélé, de 28 anos, expressou sua gratidão: “Que noite excepcional! Estou sem palavras. Vencer este troféu, entregue por uma lenda como Ronaldinho… é um grande orgulho”, disse, com os olhos marejados.
Embora tenha recebido o prêmio pessoalmente, Dembélé não pôde acompanhar o PSG em seu jogo contra o Olympique de Marselha, ocorrido no mesmo horário da cerimônia.
A partida, adiada por conta das condições climáticas, resultou em uma derrota do PSG por 1 a 0, o que fez com que a maioria dos companheiros de equipe de Dembélé não estivesse presente na festa.
Rivais e destaques da temporada
O principal concorrente de Dembélé na temporada foi o jovem espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, que com apenas 18 anos, se destacou como uma das grandes promessas do futebol mundial.
Outros brasileiros que figuraram entre os 30 finalistas deste ano foram os atacantes Raphinha (Barcelona) e Vinicius Júnior (Real Madrid). Raphinha conquistou o quinto lugar, enquanto Vinicius, segundo colocado na votação anterior, caiu para a 16ª posição neste ano.
Vinicius, que foi alvo de uma votação polêmica em 2024, não compareceu à cerimônia. O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, optou por boicotar a premiação, como parte de sua postura em relação ao evento desde o ano passado. Por outro lado, o clube enviou à Paris sua indicada ao prêmio de melhor jogadora, a escocesa Caroline Weir.
Premiação feminina: destaque para brasileiras
Na categoria feminina, a Bola de Ouro foi dominada por Aitana Bonmatí, do Barcelona. O Brasil também teve representatividade importante: Marta, lenda do futebol mundial, ficou em 12º lugar, enquanto Amanda Gutiérrez, atacante do Palmeiras, foi a 21ª colocada. Ambas se destacaram pela excelente campanha da seleção brasileira na Copa América, conquistada em agosto, no Equador.
Além disso, o técnico brasileiro Arthur Elias recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a indicação ao Troféu Johan Cruyff, na categoria de melhor treinador de equipe feminina.
“Minha indicação, assim como as da Marta e da Amanda, reflete o trabalho coletivo da comissão técnica da seleção brasileira, que tem se reconstruído e se fortalecido em um cenário competitivo”, afirmou Elias, que lidera a equipe brasileira com foco em evolução e resultados.
A edição de 2025 da Bola de Ouro também ficou marcada pelo reconhecimento de talentos emergentes, com Lamine Yamal e Vicky López se destacando nas categorias de melhores jogadores e jogadoras sub-21.
Próximos passos
Embora os jornalistas responsáveis pela votação não tenham divulgado as pontuações individuais, a France Football publicará os detalhes completos sobre os votos na próxima edição.
A premiação de 2025, além de premiar os melhores do mundo, também celebrou a temporada histórica do PSG e a força do futebol feminino, com destaque para a reconstrução da seleção brasileira.
Leia também:
Vencedores da Bola de Ouro 2025: Confira a lista completa
ICE deporta comandante rebelde liberiana conhecida por recrutar crianças para guerras civis
PF prende suspeitos em esquema milionário de fraudes no Caixa Tem
Faça um comentário