
Deputado Alfredo Gaspar (União-AL) acusa Rubens Oliveira Costa, conhecido como “carregador de mala”, de ocultar documentos durante depoimento
Por Paloma de Sá |GNEWSUSA
O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), solicitou nesta segunda-feira (22/9) a prisão preventiva do economista e empresário Rubens Oliveira Costa, sócio de Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”. O pedido foi feito sob a acusação de ocultação de documentos, durante depoimento de Rubens à comissão.
Além da prisão preventiva, Gaspar também pediu a prisão em flagrante do empresário, encaminhando a solicitação ao presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que afirmou que a decisão deve ser tomada até o fim da sessão. A demanda de prisão preventiva será enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ficará sob análise do ministro André Mendonça.
Conflitos no depoimento
Rubens, apelidado de “carregador de mala”, presta esclarecimentos na condição de testemunha. Questionado sobre ordens bancárias feitas em nome das empresas ligadas ao grupo, ele afirmou que os registros estavam em um computador apreendido pela Polícia Federal.
O relator, no entanto, apontou contradições em suas declarações. Segundo Gaspar, Rubens teria mentido ao afirmar inicialmente que não exercia funções administrativas, mas depois admitiu ter repassado orientações financeiras a um contratado das empresas.
Parte das perguntas feitas pelos parlamentares não foi respondida pelo empresário, que se amparou em um habeas corpus concedido pelo STF, garantindo o direito de permanecer em silêncio em questões que possam incriminá-lo.
- Leia mais:
https://gnewsusa.com/2025/09/ousmane-dembele-conquista-a-bola-de-ouro-2025/
https://gnewsusa.com/2025/09/vencedores-da-bola-de-ouro-2025-confira-a-lista-completa/
Faça um comentário