Trump acusa Brasil de adotar “esquerda radical” e ameaça novas medidas

Presidente dos EUA diz estar “muito chateado” com atual governo brasileiro e relaciona tarifas a julgamento de Bolsonaro

Por Ana Raquel |GNEWSUSA 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente o governo brasileiro nesta sexta-feira (5), em declaração feita na Casa Branca. Para o republicano, o Brasil passou por uma transformação política que o levou a uma “esquerda radical”, o que estaria trazendo prejuízos para o país.

“Eu amo o povo brasileiro. Temos uma ótima relação com eles. Mas o governo mudou completamente. O Brasil virou para a esquerda, e não qualquer esquerda, mas uma esquerda radical”, afirmou Trump, deixando claro seu descontentamento.

De acordo com o presidente norte-americano, essa mudança política tem causado danos significativos ao Brasil. “O país está indo muito mal, muito, muito mal”, destacou, acrescentando que a guinada foi um dos motivos para que Washington impusesse tarifas comerciais elevadas contra produtos brasileiros.

Trump também sugeriu que as medidas podem ter ligação indireta com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado. Sem citar o processo nominalmente, ele falou em perseguição política.

O republicano ainda levantou a hipótese de restringir a entrada de delegações brasileiras na Assembleia Geral da ONU, prevista para novembro em Nova York. “Esse é um tema em discussão. Não descarto nada. Vamos ver”, disse.

As falas de Trump ampliam a tensão diplomática entre Washington e Brasília, reforçam sua posição de apoio a Bolsonaro e revelam um distanciamento crescente entre os dois governos.

Leia mais

OMS envia técnicos e vacinas à RD Congo após novo surto de ebola

🗞📰 GNews USA – Edição 135: As Principais Notícias da Semana

Luan Victor, marido da dona da página ‘Futrica’ é preso pelo ICE em Massachusetts

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*