Autoridades da imigração dos EUA prendem membro de gangue com extensa ficha criminal

Contra ele pesam acusações de crimes como estupro, violência doméstica, associações ilícitas e extorsão e furto

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Em ação conjunta, o ICE, o ATF e o Gabinete do Xerife do Condado de Lyon, no Kentucky, EUA, prenderam no dia 24 de outubro um membro da gangue MS-13, designado como terrorista conhecido ou suspeito. Omar Alexander Ramirez, que tinha sido libertado sob fiança no governo Biden, tem uma longa ficha criminal em El Salvador, seu país de origem, e nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo ICE nesta terça-feira (28).

“Omar Ramirez, um membro registrado da MS-13 que deixou uma série de vítimas em seu rastro, está trancado em segurança graças à nossa parceria com o Gabinete do Xerife do Condado de Lyon”, declarou a vice-diretora do ICE, Madison D. Sheahan.

Ela ressalta que a agência tem 20 parcerias de cooperação, do tipo 287(g), com gabinetes de xerifes, departamentos de polícia e centros de detenção no estado de Kentucky, que tem auxiliado ativamente o governo Trump na aplicação das leis de imigração.

“Este é um ótimo exemplo de como o ICE capacita as autoridades locais a manter estrangeiros criminosos perigosos fora de nossas comunidades, delegando certas funções de fiscalização da imigração — e é realmente uma vitória para o povo do Kentuck”, disse Sheahan.

Entrada nos EUA e ficha criminal

Originalmente, Ramirez foi preso pela Patrulha de Fronteira em 4 de junho de 2019, próximo de Otay Mesa, Califórnia, sendo impedido de entrar no país. Entretanto, em 2021, a Alfândega de Proteção de Fronteiras (CBP) permitiu seu ingresso nos EUA sob os Protocolos de Proteção ao Migrante. Ele deveria permanecer no país apenas até 14 de março de 2022, mas não saiu.

No dia 7 de maio de 2025, o xerife do Condado de McCracken o parou por uma infração de trânsito em Paducah, Kentucky, e o identificou como um terrorista conhecido ou suspeito. Em agosto, o xerife entrou em contato com o Departamento de Investigações de Segurança Interna de Bowling Green, que confirmou essa situação..

Em 29 de agosto, a autoridades da imigração tomaram conhecimento que Ramirez está listado no MS-13 com uma ficha criminal que inclui estupro estatutário, extorsão e furto, associações ilícitas e violência doméstica. O ICE emitiu mandado de prisão contra ele em 20 de outubro de 2025.

LEIA TAMBÉM:

Delegado que prendeu o maior traficante do Espírito Santo é rebaixado pelo governo

Após megaoperação, moradores recolhem dezenas de corpos na Penha; mortos ultrapassam 100 no Rio

Ansiedade é a principal causa de dor no peito em atendimentos de emergência

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*