USS Gerald R. Ford reforça presença militar na América Latina

Região do Caribe e América do Sul será foco de operações contra o tráfico de drogas, enquanto Lula se prepara para reunião com Trump

Por Ana Raquel |GNEWSUSA 

O maior porta-aviões do mundo, USS Gerald R. Ford, foi deslocado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos do Mediterrâneo para áreas da América do Sul e Caribe, em uma operação destinada a fortalecer o combate ao tráfico de drogas. A embarcação possui capacidade para transportar até 90 aeronaves, oferecendo maior alcance e poder de resposta para ações navais e aéreas na região.

O porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, afirmou que a presença do navio na área de responsabilidade do Comando Sul “reforçará a capacidade dos EUA de detectar, monitorar e desmantelar atividades criminosas”.

A movimentação militar dos Estados Unidos será um dos temas da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente americano Donald Trump (Partido Republicano), marcada para domingo (26.out.2025), em Kuala Lumpur, na Malásia. Os dois líderes participarão da cúpula da ASEAN.

O reforço militar inclui não apenas o porta-aviões, mas também oito navios de guerra e aeronaves táticas, com foco na região do Caribe, segundo fontes oficiais norte-americanas. A presença do USS Gerald R. Ford evidencia a importância estratégica da área para as operações de combate ao tráfico internacional de drogas.

O governo brasileiro acompanhará o deslocamento do porta-aviões americano e discutirá o tema na reunião bilateral, em meio à presença militar dos EUA na região.

Leia mais

Secretária de Segurança Interna dos EUA destaca prisões de estrangeiros criminosos em Minneapolis

Naufrágio de barco de imigrantes mata 14 pessoas na Turquia

Molécula descoberta em aranha da Amazônia pode combater fungos resistentes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*