Erik Spoelstra é o novo técnico da seleção masculina de basquete dos EUA

Foto: Reprodução.
Treinador do Miami Heat assume comando da equipe americana até 2028, com foco na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A Federação de Basquete dos Estados Unidos anunciou na última terça-feira (14) Erik Spoelstra como o novo técnico da seleção masculina. Atual comandante do Miami Heat, Spoelstra assume o cargo no lugar de Steve Kerr e comandará o time no ciclo que inclui a Copa do Mundo de 2027 e os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Com contrato até o fim do próximo ciclo olímpico, Spoelstra terá como missão manter a hegemonia americana nas Olimpíadas, a seleção conquistou os últimos cinco ouros olímpicos e soma 17 títulos na história.

Por outro lado, busca encerrar um jejum na Copa do Mundo, torneio que os EUA não vencem desde 2014.

“É uma honra incrível ser nomeado técnico da seleção dos Estados Unidos. Representar nosso país e liderar atletas de classe mundial é um privilégio. Quero manter a tradição de excelência que define o nosso basquete”, declarou Spoelstra em nota oficial.

Sucessão e histórico

Spoelstra foi auxiliar técnico de Steve Kerr na conquista do ouro nos Jogos de Paris, em 2024, e agora se torna o quarto técnico diferente a liderar a seleção em um ciclo olímpico consecutivo. Antes dele, passaram pelo cargo Mike Krzyzewski (2016), Gregg Popovich (2021) e Steve Kerr (2024).

Treinador mais longevo atualmente na NBA, Spoelstra tem dois títulos da liga e levou o Miami Heat a seis finais. É também o técnico com mais vitórias na história da franquia, além de estar entre os cinco maiores vencedores dos playoffs da NBA.

Renovação à vista

Com os Jogos de 2028 se aproximando, o elenco da seleção americana pode passar por uma renovação significativa. Veteranos como Stephen Curry e LeBron James, que estará com 43 anos em Los Angeles, devem ceder espaço a nomes mais jovens.

Entre os campeões de Paris, Bam Adebayo, Jayson Tatum, Anthony Davis e Devin Booker são candidatos à permanência. Já jovens como Paolo Banchero, Cade Cunningham, Chet Holmgren e o novato Cooper Flagg despontam como possíveis novidades para o próximo ciclo.

Técnico da seleção feminina também é anunciado

A federação também confirmou Kara Lawson, treinadora da equipe feminina da Universidade de Duke, como nova técnica da seleção feminina dos EUA, também para o ciclo até os Jogos de Los Angeles 2028.

Leia também:

Copa do Mundo 2026: 20 vagas ainda estão em jogo na reta final das Eliminatórias

Estudo mostra ritmo desigual de envelhecimento cerebral entre homens e mulheres

EUA desmente informação do registro usado por Moraes contra ex-assessor

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*