EUA emitem alerta de segurança para cidadãos que participarão da COP30 em Belém

Embaixada recomenda vigilância redobrada, atenção a protestos e cuidados logísticos durante o evento climático da ONU
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou, na terça-feira (14), um comunicado com alertas de segurança para cidadãos americanos que pretendem viajar a Belém (PA) durante a realização da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas prevista para 2025.

O texto informa que os consulados norte-americanos têm capacidade limitada de atendimento na capital paraense e orienta os visitantes a manter um alto nível de vigilância em locais públicos, evitar aglomerações e se preparar para possíveis dificuldades logísticas durante o evento.

“Cidadãos americanos devem se preparar para desafios logísticos devido ao grande número previsto de participantes, fechamento de vias e aumento das medidas de segurança. Espere protestos que podem dificultar ainda mais a mobilidade”, destaca o comunicado.

A embaixada também recomenda que os viajantes consultem as orientações oficiais de viagem ao Brasil, que alertam para riscos de crimes e sequestros. Os Estados Unidos classificam o país com nível 2 de risco, correspondente à categoria “cautela redobrada”. A escala vai de 1 (“cautela normal”) a 4 (“não viaje”).

Entre as recomendações específicas, o comunicado sugere que os cidadãos norte-americanos deixem cópias do passaporte e do visto com pessoas de confiança, além de informar familiares e amigos sobre o paradeiro durante a conferência.

A embaixada ressaltou ainda que não poderá auxiliar em questões relacionadas a vistos e lembrou que o Brasil oferece visto eletrônico gratuito para os participantes da COP30.

Em 2024, o governo americano havia emitido alerta semelhante para os viajantes que participaram da COP29, em Baku, capital do Azerbaijão, citando preocupações com terrorismo e áreas de conflito armado.

LEIA TAMBÉM: 

https://gnewsusa.com/2025/10/flamengo-critica-acao-da-abcd-em-treino-e-diz-que-preparacao-foi-prejudicada/

https://gnewsusa.com/2025/10/soberania-de-mentira-enquanto-lula-discursava-o-brasil-sangrava/

https://gnewsusa.com/2025/10/oito-sinais-de-que-suas-veias-e-arterias-podem-estar-em-risco/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*