
Desde que assumiu mandato, em janeiro, Trump tem recorrido à Suprema Corte contra juízes de tribunais inferiores que confrontam suas decisões
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
O Governo dos EUA entrou com recurso na Suprema Corte nesta sexta-feira (17), pedindo permissão para envio de tropas da Guarda Nacional à região de Chicago. O objetivo é garantir a segurança de agentes da imigração que estão realizando operações na área.
A Casa Branca recorreu à corte máxima após uma juíza impedir, por pelo menos duas semanas, o envio de membros da Guarda Nacional de Illinois e Texas ao condado. Um tribunal federal de apelações se recusou a suspender a ordem da magistrada.
A juíza distrital April Perry suspendeu o uso da Guarda Nacional em Chicago, sob o argumento de que não existe risco de insurreição na área, como afirma o governo de Donald Trump para justificar a ação.
O principal advogado de Trump na Suprema Corte, o Procurador-Geral D. John Sauer, pediu que os juízes intervenham imediatamente, expressando que a ordem de Perry “viola a autoridade do Presidente e coloca em risco desnecessariamente funcionários e propriedades federais”.
Desde que assumiu o segundo mandato, em janeiro deste ano, Trump já conseguiu repetidas vitórias na Suprema Corte em recursos emergenciais, confrontando juízes de tribunais inferiores que têm emitido decisões contra suas políticas migratórias, entre outras medidas do governo.
LEIA TAMBÉM:
Faça um comentário