Jornalista britânico é detido nos EUA e será deportado após criticar Israel

As autoridades de imigração revogaram o passaporte de Sam Hamdi, acusado de apoiar o terrorismo

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Depois de publicar críticas nas redes sociais contra Israel, o jornalista britânico Sam Hamdi foi detido por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) neste fim de semana. O profissional de comunicação também teve o visto revogado e será deportado do país, sendo impedido de continuar com uma turnê de palestras.

O ICE divulgou a informação, destacando o motivo da detenção do jornalista. “Sob o comando do presidente Trump, aqueles que apoiam o terrorismo e prejudicam a segurança nacional americana não terão permissão para trabalhar ou visitar este país”, ressaltou o porta-voz do órgão.

No sábado (25), Hamdi ministrou palestra em um evento do Conselho de Relações Islâmicas Americanas, em Sacramento, Califórnia, e estava programado para discursar neste domingo (26) em um dos eventos do grupo na Flórida. Ele foi detido pelas autoridades de imigração no aeroporto de São Francisco.

O Conselho de Relações Islâmicas Americanas pediu a liberdade do jornalista, criticando a detenção em decorrência das opiniões do profissional sobre o governo israelense. Por meio de comunicado, o vice-diretor da instituição, Edward Ahmed Mitchell, afirmou que ele havia negado anteriormente apoiar militantes islâmicos.

“Sequestrar um importante jornalista e comentarista político muçulmano britânico durante uma turnê de palestras nos Estados Unidos porque ele ousou criticar o genocídio do governo israelense é uma flagrante afronta à liberdade de expressão”, manifestou o conselho.

Em contrapartida, ativistas e grupos conservados vinham pedindo a prisão de Hamdi devido às suas recorrentes críticas na TV britânica à investida de Israel contra o grupo terrorista Hamas, que atacou o país em outubro de 2024. Os participantes do ataque mataram pessoas e levaram cerca de 200 civis e soldados israelenses para a Faixa de Gaza como reféns.

LEIA TAMBÉM:

Brasil apresenta plano de saúde para enfrentar mudanças climáticas na COP30

A sacola que parece plástico, mas é de bambu: a alternativa que promete ser boa para você e para o planeta?

Merz diz que Alemanha e União Europeia continuarão precisando de imigrantes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*