Manifestantes anti-imigração atacam polícia na Irlanda

O protesto aconteceu neste terça-feira, um dia após um estrangeiro de 20 anos ser acusado de atacar uma jovem irlandesa

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Um grupo de manifestantes anti-imigração incendiou uma viatura e atacou policiais perto de um prédio que abrigava requerentes de asilo em Dublin, capital da Irlanda. O protesto aconteceu nesta terça-feira (21), um dia após um estrangeiro ter sido preso por atacar uma jovem.

“A utilização de um crime como arma por pessoas que desejam semear a discórdia em nossa sociedade não é inesperada. Isso é inaceitável e resultará em uma resposta enérgica”, declarou o ministro da Justiça, Jim O’Callaghan.

Vídeos publicados nas redes sociais pela imprensa irlandesa e ativistas anti-imigração exibem pessoas segurando bandeiras do país e cartazes com slogans contra a imigração. A polícia foi atacada com garrafas de vidro e fogos de artifício.

A mídia da Irlanda informou que mais de 500 pessoas estavam envolvidas no protesto do lado de fora do prédio no oeste de Dublin. Um vídeo mostra uma van da polícia em chamas, dando a dimensão do nível de violência da manifestação.

O líder do Sinn Féin, maior partido de oposição no Parlamento, inflamou a revolta, divulgando que o imigrante de 20 anos, acusado de agressão grave contra a jovem irlandesa, tem ordem de deportação emitida contra ele desde março deste ano.

O’Callaghan disse que pediu ao funcionário mais graduado do seu departamento um relatório do gerenciamento do pedido de asilo do caso.

LEIA TAMBÉM:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*