Naufrágio de barco de imigrantes mata 14 pessoas na Turquia

Um homem do Afeganistão, que conseguiu sobreviver, nadou de volta à terra firme e alertou as autoridades

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O naufrágio de um barco de borracha que transportava imigrantes matou ao menos 14 pessoas nesta sexta-feira (24) na província de Mugla, no oeste da Turquia. A informação foi divulgada pelo gabinete do governador local, acrescentando que uma operação em busca de sobreviventes estava em andamento no Mar Egeu.

No comunicado, o gabinete do governador disse que um homem do Afeganistão, sobrevivente ao desastre, nadou de volta à terra firme e procurou ajuda. Ele disse aos serviços de emergência que 18 pessoas embarcaram no bote, que afundou pouco depois de entrar na água.

Equipes de busca e resgate encontraram um segundo sobrevivente, que conseguiu chegar à Ilha de Celebi, no largo de Bodrum. Os corpos dos 14 mortos foram retirados do mar pelos socorristas.

O gabinete do governador da província acrescentou que “os esforços de busca e resgate de outros imigrantes irregulares considerados desaparecidos continuam com quatro barcos da guarda costeira, uma equipe especial de mergulho da guarda costeira e um helicóptero”.

Imigração na Europa

Milhares de imigrantes que tentam atravessar do norte da África e do Oriente Médio para a Europa usam o Mar Egeu como uma rota de fuga frequente. A Turquia é um dos destinos mais procurados por refugiados da Síria, Afeganistão e Iraque.

Em 2019 o número de imigrantes irregulares capturados na Turquia atingiu o pico, somando quase 450 mil pessoas, principalmente do Afeganistão e da Síria. Este ano, até 16 de outubro, mais de 122 mil imigrantes foram presos no país.

LEIA TAMBÉM:

Molécula descoberta em aranha da Amazônia pode combater fungos resistentes

Vício em videogames e jogos de apostas são classificados como problema de saúde mental

🗞📰 GNews USA – Edição 142: As Principais Notícias da Semana

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*