
Sanae Takaichi, conhecida como “Dama de Ferro japonesa”, se tornou a primeira a assumir o governo do Japão
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
A conservadora Sanae Takaichi, que se tornou a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra do Japão nesta terça-feira (21), tem entre suas principais bandeiras o controle da imigração no país. Líder do Partido Liberal Democrático (PLD), ela é conhecida como a “Dama de Ferro japonesa”, por conta de sua admiração à britânica Margareth Thatcher.
Takaichi assumiu a liderança do PLD com um perfil nacionalista e conservador, diante de um cenário no Japão de crescimento de turistas e imigrantes. O fluxo migratório esteve entre as pautas do debate político durante a campanha para cargo e se tornou uma das principais pautas da nova premiê.
A nova chefe do governo do país asiático propôs a criação de um centro de comando liderado diretamente por ela para tratar das questões relacionadas aos estrangeiros. Durante a campanha, Takaichi acusou turistas de chutarem cervos no Parque de Nara, um animal considerado sagrado na cultura japonesa.
Por conta dessa declaração, ela foi acusada pela oposição de fomentar a xenofobia, mas negou preconceito, argumentando que ações para aumentar o controle de imigrantes no Japão são uma resposta legítima às preocupações dos japoneses sobre segurança e respeito à cultura do país.
“Se o público está genuinamente se sentindo angustiado quanto a isso, precisamos encontrar um caminho para resolver essas preocupações. Não tem a ver com xenofobia ou exclusão”, afirmou em entrevista.
Analistas apontam que o medo de uma “invasão de estrangeiros” está diretamente relacionado ao enfraquecimento da economia no Japão, assim como em outras partes do mundo. Os imigrantes se tornaram os alvos principais de críticas no país devido ao aumento do sentimento de insegurança sobre o futuro.
LEIA TAMBÉM:
Faça um comentário