Países europeus começam a implementar sistema digital para entrada e saída no espaço Schengen

O sistema também tem como finalidade combater a imigração ilegal, melhorar a segurança e combater fraudes de identidade, sequestros de crianças, crime organizado e terrorismo

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Está entrando em vigor gradualmente nos 29 países europeus que integram o espaço Schengen, um sistema digital de controle de entradas e saídas de viajantes que não são da Europa. As nações que integram a área têm até abril de 2026 para se adaptar ao Entry/Exit System (EEE). O sistema registra, além do nome, sobrenome e número do passaporte, a data, horário e local de saída e entrada no espaço Schengen.

Dando um salto de modernidade, o EEE possibilita o registro da foto de identidade e das impressões digitais de quatro dedos para viajantes maiores de 12 anos. A informação ficará gravada até em caso de recusa pelo funcionário da imigração.

Essa nova medida se aplica apenas às pessoas que queiram permanecer em um dos países do espaço por até três meses por semestre. Devem passar pelo sistema os cidadãos que precisam de visto e os viajantes de 59 países com dispensa do procedimento.

Além de evitar a imigração ilegal, o novo sistema também tem como finalidade melhorar a segurança e combater fraudes de identidade, sequestros de crianças, crime organizado e terrorismo. Também garante que os turistas respeitem a regra de 90 dias para estadias curtas e não ultrapassem o tempo autorizado. Ademais, torna os controles mais rápidos, automatizados e fluidos para viajantes não europeus.

Aos poucos, os países devem instalar totens de autoatendimento em aeroportos e portos marítimos, permitindo que os viajantes tirem sua própria foto, registrem suas impressões digitais e escaneiem o passaporte antes de passar pela alfândega. Em breve também será disponibilizado um aplicativo do EEE para celular.

LEIA TAMBÉM:

🗞📰 GNews USA – Edição 140: As Principais Notícias da Semana

Juíza suspende mobilização da Guarda Nacional em Chicago

María Corina Machado recebe Nobel da Paz e dedica prêmio a Donald Trump

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*