Palmeiras amplia vantagem no Brasileirão e tem 62% de chances de título

Foto: Reprodução.
Mesmo com empate diante do Cruzeiro, líder aumenta a probabilidade de título no Brasileirão; derrota do Fla para o Fortaleza muda pouco o cenário da 30ª rodada
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

A disputa pelo título do Campeonato Brasileiro segue equilibrada, mas o Palmeiras abriu uma pequena vantagem estatística após a 30ª rodada. Mesmo com o empate sem gols contra o Cruzeiro, o time alviverde viu suas chances de título subirem de 58,1% para 61,8%, segundo projeção do modelo Gato Mestre.

O Flamengo, que poderia assumir a liderança, perdeu por 3 a 2 para o Fortaleza, integrante da zona de rebaixamento, e caiu de 39,4% para 35,4% de probabilidade de levantar a taça. O Cruzeiro, atual terceiro colocado, manteve chances remotas: 2,2%, ante 2,3% da rodada anterior.

Palmeiras se mantém firme; Flamengo tropeça

Com 61 pontos, Palmeiras e Flamengo seguem separados apenas pelo número de vitórias, vantagem alviverde (19 a 18). O Cruzeiro, em terceiro, está cinco pontos atrás e tem um jogo a mais.

Na próxima rodada, ambos os líderes enfrentam times do Z-4: o Palmeiras visita o Juventude, em Caxias do Sul, e o Flamengo recebe o Sport, lanterna da competição, no Maracanã. A derrota rubro-negra para o Fortaleza, porém, mostrou que enfrentar equipes ameaçadas pelo rebaixamento não é garantia de três pontos.

Enquanto isso, as atenções se voltam para a semifinal da Libertadores, no meio da semana. O desempenho internacional pode influenciar diretamente o ânimo das equipes para a reta final do Brasileirão.

Cruzeiro perde chance de encostar

O Cruzeiro desperdiçou a oportunidade de reduzir a diferença para o líder ao empatar com o Palmeiras no Allianz Parque. Além do resultado, o time mineiro viu suas chances de título caírem ligeiramente e agora soma 2,18% de probabilidade de ser campeão.

Na próxima rodada, a equipe enfrenta o Vitória, no Mineirão, outro adversário que luta contra o rebaixamento.

Fortaleza reage e Santos respira

Na parte de baixo da tabela, o Fortaleza foi o único clube do Z-4 a melhorar suas chances de permanência. Após surpreender o Flamengo, o time cearense dobrou suas possibilidades de escapar da queda, de 10,17% para 20,10%.

O Santos, que empatou por 2 a 2 com o Botafogo no Rio, também reagiu: subiu de 72,47% para 78,38% de probabilidade de se manter na Série A. O confronto direto entre os dois, nesta quinta-feira (30), pode ser decisivo.

O Vitória, por sua vez, voltou a perder, desta vez para o Corinthians  e viu sua chance de permanência cair de 39,05% para 20,14%. Já Juventude (3,7%) e Sport (0,09%) seguem virtualmente rebaixados.

Vasco cresce e entra na briga por vaga na Libertadores

A rodada também foi positiva para o Vasco, que venceu o Bragantino e chegou à oitava posição, com 10,9% de chance de G-6, o dobro do percentual de duas rodadas atrás. O time carioca encara o São Paulo na próxima rodada, adversário direto na disputa por uma vaga na Libertadores 2026.

Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Mirassol seguem firmes no G-4, enquanto Bahia (77,1%) e Botafogo (72,3%) completam o grupo dos mais próximos da classificação continental.

Entenda os cálculos

As probabilidades são geradas pelo modelo estatístico desenvolvido pelo economista Bruno Imaizumi, com base em dados de mais de 4,8 mil jogos do Brasileirão desde 2013.

O sistema considera indicadores de expectativa de gols (xG), como distância e ângulo das finalizações, tipo de jogada, qualidade das defesas e mando de campo e executa 10 mil simulações de resultados a cada rodada, por meio do método Monte Carlo.

Segundo o modelo, a pontuação mínima projetada para garantir o título nesta temporada é 84 pontos, enquanto 47 pontos são considerados suficientes para evitar o rebaixamento.

Resumo das probabilidades após a 30ª rodada

  • Título: Palmeiras 61,8% | Flamengo 35,4% | Cruzeiro 2,2%.
  • Rebaixamento (Z-4): Sport 99,9% | Juventude 96,3% | Vitória 79,8% | Fortaleza 79,9%.
  • Libertadores (G-6): Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Mirassol consolidados; Bahia e Botafogo ameaçados; Vasco em ascensão.

Leia também:

Dois suspeitos de assalto ao Museu do Louvre são detidos

Polícia captura nono assassino envolvido na execução do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes

Brasil apresenta plano de saúde para enfrentar mudanças climáticas na COP30

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*