Protesto anti-imigração em Dublin termina em confronto e viatura incendiada

Tensão aumenta na Irlanda após ataque a jovem e manifestações contra requerentes de asilo
Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Manifestantes anti-imigrantes incendiaram uma viatura e entraram em confronto com policiais próximos a um prédio que abriga requerentes de asilo em Dublin, capital da Irlanda, na última terça-feira (21). O episódio ocorreu um dia após a prisão de um homem acusado de atacar uma jovem na região.

De acordo com o ministro da Justiça, Jim O’Callaghan, mais de 500 pessoas participaram do protesto em West Dublin, que rapidamente ganhou tom de violência. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram manifestantes empunhando bandeiras irlandesas e cartazes com mensagens anti-imigração, enquanto garrafas de vidro e fogos de artifício eram lançados contra a polícia.

O ministro classificou a situação como um ato inaceitável de instrumentalização política, afirmando que “aqueles que tentam usar um crime para semear discórdia na sociedade enfrentarão uma resposta firme do Estado”.

O caso ganhou repercussão nacional após o líder do Sinn Féin, principal partido de oposição, afirmar que o homem detido pelo ataque à jovem possuía uma ordem de deportação emitida em março deste ano.

O episódio reacende o debate sobre o crescimento dos grupos anti-imigração na Irlanda, um país que, apesar de não ter representantes de extrema-direita no Parlamento, vem registrando um aumento significativo em manifestações que pedem restrições à entrada de imigrantes.

LEIA TAMBÉM:

Colts e Patriots surpreendem a NFL e revivem rivalidade histórica

Maioria dos brasileiros quer mudança na forma de governar, aponta Paraná Pesquisas

Relatório acusa governo britânico de ‘desperdiçar’ bilhões de libras em hotéis para migrantes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*