São Paulo é multado em R$ 487 mil por atrasos e fogos na Libertadores

Foto: Reprodução.
Tricolor foi punido por infrações na partida de volta contra a LDU, no Morumbis, quando foi eliminado nas quartas de final do torneio
Por Schirley Passos|GNEWSUSA

O São Paulo Futebol Clube foi multado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) em um total de 90 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 488 mil, devido a incidentes ocorridos na partida de volta contra a LDU de Quito, no Estádio do Morumbis, válida pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, no dia 31 de agosto de 2025.

A partida, que terminou com a eliminação do Tricolor Paulista da competição, foi marcada por atrasos e pelo uso de fogos de artifício por parte da torcida.

Detalhes das multas

A maior parte da punição, no valor de 50 mil dólares, foi aplicada ao técnico da equipe, Hernán Crespo, por infringir o artigo 5.1.11.6 do Manual de Clubes da CONMEBOL.

Este artigo estabelece a responsabilidade dos clubes por atrasos no início ou reinício das partidas. Além disso, o clube também foi multado em 20 mil dólares pelo mesmo motivo, totalizando 70 mil dólares em multas relacionadas ao atraso.

Outros 20 mil dólares da multa total foram aplicados devido ao descumprimento do artigo 12.2 do Manual de Clubes da CONMEBOL, que proíbe o uso de sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer outro tipo de objeto pirotécnico dentro do estádio.

A utilização destes itens por parte da torcida são-paulina durante a partida resultou nesta punição adicional.

Impacto financeiro e possibilidade de recurso

Os valores das multas serão automaticamente descontados dos montantes que o São Paulo tem a receber da CONMEBOL referentes a direitos de televisão e patrocínio.

A diretoria do clube já informou que irá analisar as punições e avaliar a possibilidade de apresentar um recurso para tentar reduzir ou anular as multas.

Contexto da partida e objetivos do São Paulo

A partida em questão foi a de volta das quartas de final da Libertadores, na qual o São Paulo precisava reverter a derrota por 2 a 0 sofrida no jogo de ida, em Quito. No entanto, a equipe não conseguiu superar a LDU no Morumbis, perdendo por 1 a 0 e sendo eliminada da competição.

Com a eliminação na Libertadores e também na Copa do Brasil, o São Paulo agora concentra seus esforços no Campeonato Brasileiro.

O objetivo do clube é garantir uma vaga na próxima edição da Libertadores, buscando terminar entre os seis primeiros colocados na tabela. Atualmente, o São Paulo ocupa a oitava posição, com 38 pontos conquistados, cinco pontos atrás do Bahia, que está em sexto lugar.

Leia também:

Santos vence o Corinthians por 3 a 1 e afasta da zona de rebaixamento

Flamengo goleia o Botafogo no Nilton Santos e avança na briga pelo título

Polícia Federal desmonta esquema de tráfico de drogas e armas em três cidades da Bahia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*