Terremoto nas Filipinas deixa ao menos 72 mortos e milhares de desabrigados

Tremor de magnitude 6,9 atingiu a ilha de Cebu; mais de 300 réplicas dificultam resgates e 110 mil pessoas precisam de ajuda humanitária
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

 

O número de mortos no terremoto que atingiu as Filipinas na noite de terça-feira (30) subiu para 72, segundo balanço atualizado nesta quinta (2) pelos serviços de emergência. Além das vítimas fatais, o tremor deixou centenas de feridos e milhares de desabrigados, forçando parte da população a dormir ao relento.

O terremoto, de magnitude 6,9, ocorreu no mar, próximo à ilha de Cebu, no centro do arquipélago. Desde então, mais de 300 réplicas vêm sendo registradas, dificultando os trabalhos de resgate.

Autoridades locais relataram a destruição de quase 600 casas no norte da ilha. Estima-se que mais de 110 mil pessoas em 42 comunidades precisem de auxílio imediato, sobretudo para reconstrução de moradias, alimentação e acesso à água potável.

O presidente Ferdinand Marcos Jr. visitou a região nesta quinta para avaliar os danos e prometer apoio às famílias atingidas. O desastre ocorre poucos dias após a passagem da tempestade Bualoi e do tufão Ragasa, que já haviam deixado 40 mortos no país.

Localizadas no Anel de Fogo do Pacífico, as Filipinas estão entre as nações mais vulneráveis a desastres naturais, sendo atingidas anualmente por dezenas de terremotos, erupções vulcânicas e cerca de 20 tufões.

 

LEIA TAMBÉM: 

https://gnewsusa.com/2025/09/ice-prende-imigrante-ilegal-que-atuava-como-superintendente-de-escolas-publicas-em-iowa/

https://gnewsusa.com/2025/09/direita-coloca-cidadaos-comuns-no-palco-enquanto-a-esquerda-depende-de-celebridades/

https://gnewsusa.com/2025/09/beber-2-litros-de-agua-por-dia-e-o-ideal-o-que-dizem-os-especialistas/

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*