Crocodilos encontram refúgio inesperado em usina nuclear da Flórida

Nile Crocodile - Crocodylus niloticus large crocodilian native to freshwater habitats in Africa, laying on the riverside and opening mouth with big teeth. Big dangerous reptile in Uganda.
Área de resfriamento da usina de Turkey Point se tornou um santuário seguro para a preservação da espécie ameaçada Crocodylus acutus
Por Tatiane Martinelli | GNEWSUSA

Na busca por ambientes tranquilos e seguros, os crocodilos-americanos (Crocodylus acutus) parecem ter feito uma escolha curiosa: estabeleceram-se nas proximidades da usina nuclear de Turkey Point, na Flórida — instalação responsável por fornecer energia a cerca de um milhão de pessoas.

Apesar da associação com material radioativo, a água dos canais que circundam a usina é totalmente segura. Os crocodilos habitam uma área usada para o resfriamento do sistema, isolada de qualquer substância nociva. O local, além de oferecer amplo espaço e fartura de alimento, garante o sossego necessário para a reprodução, longe da presença constante de humanos.

A convivência entre os répteis e a usina remonta à década de 1960, logo após a construção da planta. Em menos de dez anos, pesquisadores já identificavam ninhos nos canais de resfriamento — um fenômeno que chamou atenção pela rápida adaptação da espécie ao ambiente.

Um abrigo para uma espécie em risco

Hoje, os crocodilos-americanos figuram entre as espécies mais ameaçadas do sul da Flórida, com apenas algumas centenas de indivíduos remanescentes — um número muito inferior aos cerca de 3 mil registrados antes dos anos 1970. Paradoxalmente, as condições oferecidas pela usina transformaram o local em um verdadeiro refúgio ecológico.

A intenção inicial ao construir a usina e os canais não era criar um habitat para espécies em risco de extinção”, explicou Jodie Gless Eldridge, diretora da Florida Power & Light Company (FPL). “Mas, ao descobrirmos um ninho, começamos a estudar e compreender melhor essas criaturas que agora dividem o espaço conosco.

Para garantir a preservação da espécie, equipes de biólogos monitoram regularmente a área, acompanhando o desenvolvimento de adultos e filhotes que nascem nas águas de Turkey Point — um exemplo inusitado de coexistência entre tecnologia e natureza.

LEIA MAIS: 

https://gnewsusa.com/2025/11/stjd-adia-julgamento-de-bruno-henrique-e-decisao-sera-retomada-nesta-semana/

https://gnewsusa.com/2025/11/brasil-inicia-treinos-em-londres-sob-comando-de-ancelotti-para-enfrentar-senegal/

https://gnewsusa.com/2025/11/cinco-prestadores-da-cop30-tinham-mandados-de-prisao-em-aberto-e-foram-presos-pela-pf/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*