Iniciada em setembro, a operação tem como alvo imigrantes ilegais criminosos que se mudaram para Chicago em busca de proteção sob políticas de cidade-santuário
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Em artigo publicado nesta quarta-feira (12), o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) afirma que a operação ‘Midway Blitz’ conseguiu reduzir a criminalidade em Chicago, removendo os piores criminosos estrangeiros ilegais, algo que os políticos defensores das cidades-santuário não conseguiram fazer em décadas. O departamento considera isso uma vitória histórica na luta contra crimes violentos cometidos por imigrantes irregulares.
O DHS iniciou a operação em setembro deste ano em homenagem a Katie Abraham, que foi morta em um atropelamento em Illinois, provocado por um motorista embriagado, o imigrante ilegal Julio Cucui-Bol.
De acordo com o departamento “a operação tem como alvo imigrantes ilegais criminosos que migraram para Chicago e Illinois em busca de proteção sob as políticas de cidade-santuário do governador Pritzker”.
Dados divulgados pelo órgão mostram que desde o início da ação a cidade reduziu em 16% o número de homicídios, em 35% os tiroteios (menor índice em 4 anos), em 41% os roubos, em 48% os roubos de carros e em 20% a criminalidade no transporte público.
Tricia McLaughlin, secretária-adjunta do DHS, disse que durante décadas as políticas de santuário agravaram a crise de segurança em Chicago, mas isso está mudando. “Agora, graças à nossa corajosa equipe de segurança do Departamento de Segurança Interna (DHS), Chicago está vivenciando uma queda histórica nos crimes violentos”, destacou.
“É uma questão de bom senso: quando você remove os piores criminosos imigrantes ilegais do nosso país, os índices de criminalidade despencam”, acrescentou.
LEIA TAMBÉM:
Nora de Lula é envolvida em escândalo de fraudes milionárias em licitações públicas
Remoção de painéis sobre soldados negros em cemitério americano na Holanda provoca revolta

Faça um comentário