A medida foi adotada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) sob a justificativa de que as condições no país do sudeste asiático melhoraram
Por Chico Gomes | GNEWSUSA
Sob a justificativa de que a situação em Myanmar melhorou, o governo dos Estados Unidos anunciou a revogação do Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês) para imigrantes oriundos deste país do sudeste asiático.
Nessa segunda-feira (24), o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) publicou um aviso preliminar no Diário Oficial Federal a respeito de deliberação. “A situação em Myanmar melhorou o suficiente para que os birmaneses possam regressar a casa em segurança”, afirma no comunicado a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem.
O documento ressalta que, após análise das condições do país e consulta às agências governamentais dos EUA, a secretária do DHS determinou que o Myanmar “deixou de cumprir as condições para receber o Status de Proteção Temporária”. Sendo assim, “a secretária está revogando a designação de Status de Proteção Temporária de Mianmar, conforme exigido por lei.”
Atualmente, cerca de 3.969 imigrantes do Myanmar usufruem do TPS, uma via legal de imigração para pessoas naturais de países não seguros para o regresso. Quem possui o status, pode permanecer e trabalhar legalmente nos EUA, sem se preocupar com as autoridades da imigração.
Outras revogações
A medida se soma a outras revogações do TPS que já atingiram imigrantes provenientes da Venezuela, Afeganistão, Haiti, entre outras nações que enfrentam instabilidade política ou de segurança.
Recentemente Trump também anunciou, através de sua rede social, a Truth Social, que encerrará o Status de Proteção Temporária para cidadãos somalis em Minnesota. Ele diz que gangues compostas por somalis estão aterrorizando o estado.
LEIA TAMBÉM:
Fifa define potes do sorteio para a Copa do Mundo de 2026
Bolsonaro teme intoxicação e recebe comida levada pelos filhos na sede da PF, dizem familiares
Vini Jr. adia renovação com o Real Madrid por desgaste com Xabi Alonso

Faça um comentário