Governo dos EUA suspende solicitações de imigração do Afeganistão após ataque perto da Casa Branca

Um imigrante afegão é apontado como autor de um ataque a tiros que deixou dois militares gravemente feridos nas imediações da residência oficial do presidente

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

Solicitações de imigração de pessoas provenientes do Afeganistão foram suspensas por tempo indeterminado pelo governo dos EUA, após um imigrante afegão ser apontado como autor do ataque desta quarta-feira (26), que feriu dois militares nos arredores da Casa Branca. O governo americano informou que o acusado, preso depois do crime, entrou no país em 2021.

Por conta do ataque, o presidente Donald Trump disse nesta quarta que o país deveria “reexaminar cada estrangeiro que entrou nos EUA vindo do Afeganistão durante o governo Biden”. A medida pode ser adotada por precaução.

O suspeito, Rahmanullah Lakanwal, 29 anos, chegou aos Estados Unidos com um visto especial destinado a afegãos que auxiliaram o governo americano durante a guerra ao terror no Oriente Médio. O benefício foi concedido a pessoas consideradas vulneráveis após a retirada das tropas dos EUA do Afeganistão em 2021.

Funcionários do governo americano disseram que Lakanwal permaneceu nos Estados Unidos depois do prazo do seu visto vencer, ficando em situação irregular. Levando isso em consideração, Trump pediu uma revisão completa de todos os afegãos que entraram no país como refugiados durante o governo Biden.

Ataque

O ataque aconteceu por volta das 14h30, no horário local (16h30 no horário de Brasília), nas proximidades da Casa Branca, em Washington D.C. Houve troca de tiros antes de o afegão ser detido pela Guarda Nacional. Dois soldados foram atingidos e estão em estado grave. O atirador também ficou ferido, mas não há informação sobre o estado de saúde dele.

As causas do ataque estão sendo apuradas, entretanto, o governo americano investiga um possível ato de terrorismo.

LEIA TAMBÉM:

Vacina de dose única contra dengue do Butantan é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Tiroteio perto da Casa Branca fere dois soldados da Guarda Nacional — Trump classifica como “ato de terror”

Flamengo embarca para Lima em clima de festa para a final da Libertadores

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*