ICE prende imigrante ilegal do Uzbequistão acusado de pertencer a uma organização terrorista

Ele foi preso enquanto trabalhava como motorista de um caminhão de 18 rodas, com carteira de habilitação comercial concedida pelo estado da Pensilvânia
Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) anunciou nesta segunda-feira (17) que o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) prendeu o imigrante ilegal criminoso Akhor Bozorov, 31 anos, natural do Uzbequistão. Ele é procurado em seu país de origem sob acusação de pertencer a uma organização criminosa.

De acordo com o DHS, as autoridades do Uzbequistão emitiram um mandado de prisão contra esse imigrante em 2022, por conta de seu envolvimento com uma organização terrorista. Pesa contra ele acusação de distribuir propaganda terrorista online em favor da jihad, recrutando terroristas para se juntar ao movimento.

Bozorov foi preso pelo ICE no Kansas no dia 9 de novembro, enquanto trabalhava como motorista de um caminhão de 18 rodas. Segundo o DHS, mesmo em situação irregular, o estrangeiro conseguiu uma carteira de habilitação comercial (CDL) no estado da Pensilvânia, governado pelo democrata Josh Shapiro. Em janeiro de 2024, durante o governo Biden, o suposto terrorista conseguiu autorização para trabalhar nos EUA.

“Akhror Bozorov — um terrorista procurado — não só foi liberado no país pelo governo Biden, como também recebeu uma carteira de motorista profissional do governador Shapiro, da Pensilvânia. É óbvio, mas terroristas ilegais não deveriam estar dirigindo caminhões de 18 rodas nas rodovias americanas”, afirmou a secretária adjunta do DHS, Tricia McLaughlin.

“Biden e Mayorkas permitiram que inúmeros terroristas entrassem em nosso país. O Presidente Trump e a Secretária Noem deram carta branca ao ICE para perseguir essas ameaças à segurança nacional”, complementou.

Entrada ilegal nos EUA

Depois de entrar ilegalmente nos Estados Unidos em fevereiro de 2023, Bozorov foi detido pela Patrulha da Fronteira, mas acabou liberado pelo governo Biden nas comunidades americanas.

LEIA TAMBÉM:

OMS marca o primeiro Dia Internacional para Eliminação do Câncer de Colo do Útero

Aditivos: o que corantes, conservantes e aromatizantes podem fazer com a sua saúde

Wesley será titular da lateral direita do Brasil contra a Tunísia; Ancelotti mantém esquema 4-2-4

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*