Juiz ordena libertação sob fiança de centenas de imigrantes irregulares detidos em Chicago

As prisões aconteceram durante uma ofensa do governo Donald Trump contra a imigração ilegal na cidade

Por Chico Gomes | GNEWSUSA

O juiz federal Jeffrey Cummings determinou nesta quarta-feira (12) a libertação sob fiança de centenas de imigrantes em situação irregular detidos por agentes da imigração em Chicago, Estado Unidos. As prisões aconteceram durante a operação Midway Blitz, uma ofensa do governo Donald Trump contra a imigração ilegal na cidade.

Na decisão, o juiz ordenou que sejam soltos os imigrantes que não representam risco à segurança pública do país, que devem ficar em liberdade enquanto aguardam o andamento dos seus processos de imigração.

São beneficiados pela medida aqueles que foram presos sem mandado judicial e sem causa provável. Cummings determinou que eles sejam libertados mediante fiança de US$ 1.500 (cerca de R$ 8 mil na cotação atual). O governo pode fazer o monitoramento desses imigrantes com dispositivos como tornozeleira eletrônica.

A decisão do juiz foi criticada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS). “Em cada etapa, juízes ativistas, políticos de cidades-santuário e manifestantes violentos tentaram ativamente impedir que nossos agentes prendessem e deportassem os piores entre os piores”, manifestou na rede social X.

Cummings deliberou em resposta a uma ação movida pelo Centro Nacional de Justiça para Imigrantes e pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês). As duas entidades argumentam que o governo efetuou prisões ilegais de imigrantes.

Por sua vez, o governo afirma que as ações realizadas na cidade estão contribuindo para a redução da criminalidade, retirando as ruas criminosos estrangeiros ilegais.

LEIA TAMBÉM:

Brasil reduz em 27,6% os óbitos no território Yanomami

Brasil reforça liderança em imunização e mantém-se livre do sarampo

Paulistão 2026: Campeonato adota formato inédito e garante clássicos na primeira fase

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*